Fátima: Santuário convida crianças para uma «experiência no Museu» e visita à exposição «Rosarium»

Fátima, 03 jul 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove uma nova visita temática à exposição ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’ esta quarta-feira, 3 de julho, que é “especialmente dedicada às crianças”, a partir das 21h15, na Basílica da Santíssima Trindade.

“As filas da frente estão reservadas às crianças; Mas os adultos estão igualmente convidados. Todos vão poder tomar parte de uma sessão que propõe um contacto lúdico com a exposição instalada no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade”, explica o Santuário de Fátima, na informação enviada à Agência ECCLESIA.

A entrada é livre e a visita ‘especialmente dedicada às crianças’ vai ser dinamizada pelas técnicas Eva Vieira e Mara Silva, dos Serviços Educativos do Museu do Santuário de Fátima

‘Como se reza o Terço? Uma experiência no Museu’, é o tema da visita temática à exposição ‘Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória’, a terceira de um ciclo que decorre até outubro, nas primeiras quartas-feiras de cada mês.

A primeira visita temática, em maio, centrou-se na escultura hiper-realista ‘Jaz morto e arrefece o menino de sua mãe’, obra de Clara Menéres, de 1973, que retrata um cadáver de um soldado ferido em guerra, e é apresentada no subnúcleo dedicado aos mistérios da dor, em diálogo com a escultura de madeira “Ecce Homo”, do século XVIII; a visita foi orienta pelo diretor do Museu do Santuário, Marco Daniel, que convidou os participantes a olhar para a relação entre Fátima e a guerra colonial.

‘Que terços na joalharia contemporânea?’ foi o tema da segunda visita temática, no dia 5 de junho, com a investigadora Cristina Filipe que partilhou uma análise “aos terços contemporâneos e às motivações dos seus criadores”.

A exposição ‘Rosarium’ percorre os quatro mistérios que se meditam no Rosário, “através de uma narrativa que contrapõe obras de arte antiga e contemporânea”, suscitando interpretações no diálogo que se estabelece entre ambas, num convite à contemplação desta oração mariana, que é “uma das dimensões mais estruturantes da mensagem de Fátima”, e pode ser visitada diariamente, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR