Fátima: Eucaristia das 11h00 deste domingo vai ser na Basílica da Santíssima Trindade

Fátima, 04 jul 2026 (Ecclesia) – A Eucaristia das 11h00 deste domingo (05 julho) em Fátima vai ser celebrada na Basílica da Santíssima Trindade em vez do Recinto de Oração, como habitualmente.
“A mudança de local deve-se às condições meteorológicas extremas e à necessidade de garantir condições de conforto e de segurança aos peregrinos”, refere uma nota do Santuário de Fátima
A alteração prende-se com as “elevadas temperaturas e com a reduzida disponibilidade de zonas de sombra, desde que a tempestade Kristin, em janeiro deste ano, provocou o derrube da maior parte das árvores do recinto”.
Apesar da mudança de local, será mantida parte da ritualidade habitual da celebração dominical.
Assim, após a recitação do Rosário, às 10h45, na Capelinha das Aparições, terá lugar a procissão com a imagem de Nossa Senhora em direção à Basílica da Santíssima Trindade.
A celebração da Eucaristia terá início às 11h00, com a entrada do andor e do bispo que preside.
No final da missa, realizar-se-á a procissão de regresso da imagem de Nossa Senhora à Capelinha das Aparições.
A decisão pretende garantir aos peregrinos condições de conforto e de segurança, perante as condições atmosféricas excecionais previstas para estes dias.
Decorrente desta alteração, uma outra terá lugar: a missa das 12h30 será celebrada na Capela da Morte de Jesus e não na Basílica da Santíssima Trindade, como é habitual.
LFS

