Família Paulista: Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre celebram 100 anos com Missa e busto do Beato Tiago Alberione

Centenário da congregação, que se constitui como «suporte» da Família Paulista, decorre no dia 10 de fevereiro

Lisboa, 10 fev 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, congregação que integra a Família Paulista, vão celebrar 100 anos de existência, com uma Eucaristia presidida pelo patriarca de Lisboa, a 10 de fevereiro, na Paróquia de São Tiago, em Camarate.

“Para assinalar este acontecimento vamos colocar no jardim da nossa casa o busto do nosso fundador, o bem-aventurado Padre Tiago Alberione”, em Camarate, anunciou também numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Nascido a 4 de abril de 1884, em Fossano, Itália, o Beato Tiago Alberione fundou cinco institutos religiosos, quatro institutos de leigos e uma associação de cooperadores, que constituem a Família Paulista, presente nos cinco continentes.

As Irmãs Pias do Divino Mestre nasceram a 10 de fevereiro de 1924, em Alba, Itália, tendo chegado a Portugal a 3 de junho de 1947.

“Estamos presentes na Diocese de Lisboa com uma comunidade em Camarate, um Centro de Apostolado Litúrgico na Rua D. Estefânia em Lisboa e um Centro online”, informa a congregação.

Na Diocese do Porto, as Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre estão presentes no complexo do Seminário do Bom Pastor, além de em Ermesinde estarem também ao serviço da diocese, no Seminário Menor, e no acolhimento a grupos para encontros, retiros para sacerdotes e outros.

A congregação também colabora no Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, e totaliza neste momento 14 Irmãs em Portugal.

“No seio da Família Paulista nós somos o suporte, o sustento espiritual, nós estamos dia e noite diante do Santíssimo Sacramento em adoração, por toda a Família Paulista que trabalha com os meios de comunicação para o anúncio do Evangelho”, adianta a congregação.

As ‘Pias Discípulas” têm como missão “ir à raiz (Jesus Cristo) buscar a seiva para alimentar a árvore (Família Paulista), os ramos, as flores e os frutos (as várias congregações e institutos)”: “Através da Adoração assumimos toda a humanidade e por ela rezamos”.

“O Padre Tiago Alberione também nos concebeu como outras Marias, isto é, sermos como Maria ao lado dos sacerdotes, assim como Ela fez com Jesus, assim deve ser a Pia Discípula, dai nasce a nossa missão sacerdotal. Acompanhar com a nossa oração o jovem em formação, depois no seu ministério e depois da morte. Cultivamos a maternidade espiritual, somos chamadas como Maria a sermos mães dos sacerdotes”

Tiago Alberione faleceu a 26 de novembro de 1971, em Roma, e foi beatificado pelo Papa João Paulo II, na mesma cidade, a 27 de abril de 2003.

LJ/PR

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
Scroll to Top