Europa: Conferências Episcopais promovem dia de oração pela paz na Ucrânia

Iniciativa que une católicos do continente

Foto: CCEE

Lisboa, 14 set 2022 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) convocou para esta quarta-feira um dia de oração pela paz na Ucrânia, unindo os católicos do continente.

“A Adoração Eucarística é a forma comum de oração escolhida para esta iniciativa: em todas as Conferências Episcopais Europeias, foram preparadas ajudas litúrgicas e esquemas de oração”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A data escolhida, 14 de setembro, é a da festa litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, por iniciativa de D. Gintaras Grusas, arcebispo de Vilnius (Lituânia) e presidente do CCEE.

“Pastores e fiéis vão unir-se, de joelhos, diante do Santíssimo Sacramento para rezar, pedindo que o Senhor conceda a paz à Ucrânia, atendendo ao próprio apelo do Papa Francisco”, acrescenta a nota do organismo católico.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) deixou um “convite à oração pela paz na Ucrânia”, esta terça-feira, num comunicado, divulgado após a reunião do seu Conselho Permanente, em Fátima.

Os bispos europeus somam a sua voz à do Papa, para pedir “o fim das armas, o fim imediato da guerra na Ucrânia e esforços para a paz”.

Este domingo, Francisco convidou a rezar pelo povo ucraniano, “para que o Senhor lhes ofereça conforto e esperança”.

A ofensiva lançada em 24 de fevereiro na Ucrânia causou já a fuga de quase 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e quase sete milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

OC

Partilhar:
Share
Tags: ,

Data

14 Set 2022
Expired!

Horário

Todo o dia

Últimas