Direitos Humanos: Atividades vão mobilizar semana de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas

Lisboa, 29 jan 2024 (Ecclesia) – Com o lema «Caminhar pela Dignidade. Escutar. Sonhar. Agir», o X Dia Mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas, 08 de fevereiro, vai ter uma semana de mobilização contra este flagelo da sociedade contemporânea.

Em Roma (capital de Itália) vai realizar-se, de 02 a 08 de fevereiro, um encontro com 50 jovens de todos os continentes empenhados contra o tráfico de pessoas, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Este dia foi instituído em 2015, a pedido do Papa Francisco, por ocasião da festa de Santa Bahkita, a religiosa sudanesa vítima de tráfico e símbolo universal do compromisso da Igreja contra este flagelo.

O tráfico de seres humanos é o processo pelo qual as pessoas “são coagidas ou atraídas por falsas perspetivas, recrutadas, deslocadas e forçadas a trabalhar e a viver em condições de exploração ou abuso, trata-se de um fenómeno que, como advertem relatórios recentes da ONU, está em constante e dramática evolução”.

As iniciativas arrancam a 02 de fevereiro com a chegada de todos os participantes a Roma e no dia seguinte começam as atividades de formação.

Na manhã de domingo, 4 de fevereiro, os delegados vão participar na oração do Ângelus na Praça de São Pedro (Vaticano).

Na terça-feira, 06 de fevereiro, às 16h15, haverá um flash mob contra o tráfico na Piazza Santa Maria in Trastevere, em Roma e pelas 17h30, realizar-se-á uma vigília ecuménica de oração na Basílica de Santa Maria in Trastevere, em 5 línguas (italiano, inglês, francês, espanhol e português), baseada nos cinco elementos: água, fogo, ar, metal e terra.

No dia 07 de fevereiro, o grupo internacional participará na audiência com o Papa Francisco na Sala Paulo VI, no Vaticano.

No dia seguinte, a peregrinação online de oração e reflexão contra o tráfico vai ter lugar em todos os continentes e fusos horários.

O evento é transmitido em direto em 5 línguas (inglês, espanhol, português, francês e italiano) em www.prayagainsttrafficking.net

A iniciativa é coordenada por Talitha Kum, a rede internacional anti-tráfico com mais de 6000 irmãs, amigos e parceiros e promovida pela União Internacional das Superioras Gerais (UISG) e pela União dos Superiores Gerais (USG), em colaboração com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, o Dicastério para a Comunicação, o Dicasterio para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a Rede Mundial de Oração do Papa, a Caritas Internationalis, a CoatNet, o Movimento dos Focolares, o Serviço Jesuíta aos Refugiados, a União Internacional das Associações de Mulheres Católicas (WUCWO), JPIC – Grupo de Trabalho Anti-Tráfico (UISG/UISG), The Clewer Initiative, a Associação Comunitária Papa João XXIII, a Federação Internacional de Ação Católica, a Associação Italiana de Guias e Escuteiros Católicos (AGESCI), o Grupo Santa Marta e muitas outras organizações em todo o mundo. O Dia é realizado graças ao apoio do GSF – Global Solidarity Fund.

LFS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
Scroll to Top