Crianças: Projeto «Cuidar» promove encontro com especialistas na UCP

«Por uma cultura de proteção e bom trato de crianças e jovens» é o tema em destaque

Lisboa, 17 jun 2022 (Ecclesia) – O I Encontro do Cuidar, “por uma cultura de proteção e bom trato de crianças e jovens” está marcado para o dia 29 de junho, na Universidade Católica Portuguesa.

“O encontro abordará três vertentes deste tema: a teoria (head), a sensibilização (heart) e a prática (hands)”, indica um comunicado enviado hoje à Agencia ECCLESIA que apresenta o programa que vai contar com especialistas e investigadores.

“O projeto CUIDAR é um projeto de investigação e extensão universitária promovido pelo CEPCEP, Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, que tem como objetivo apoiar as organizações católicas que trabalham com crianças e jovens no desenvolvimento de uma cultura de bom trato usando abordagens centradas na criança e no seu bem cuidar”, acrescenta.

A primeira sessão da manhã estará a cargo do padre Luís Marinho, assistente do CNE, que vai abordar os fundamentos do projeto cuidar, seguido de uma conferência que junta o padre João Eleutério, o professor Alfredo Teixeira e a investigadora Rita Mendonça leite no tema «Compreender o abuso: uma anatomia do poder eclesiástico».

A psicóloga Rute agulhas vai desenvolver o tema «Compreender a vítima: como cuidar no momento da denúncia».

A professora Elisa Veiga, na sessão da manhã, vai apresentar «Perspetivas, conceitos e boas práticas de cuidar – um estudo qualitativo».

Da parte da tarde, Pedro Gil, do gabinete de comunicação do Opus dei, e Rita Carvalho, do Ponto sj, juntam-se para falar sobre «Suspeitas e denúncias: como comunicar para dentro e para fora».

O programa apresenta ainda a reflexão do padre Barry O’Sullivan, irlandês, sobre o impacto do tema dos abusos sexuais na Igreja, concretamente entre os padres não abusadores; «experiências de criação de sistemas internos de proteção e cuidado», numa partilha de Irene Louro, do Agrupamento de Escolas José Afonso e Ana Paulino, Conceição Tomé e Joana Morgado, do Externato da Quintinha, e a última sessão vai contar com uma partilha sobre «Experiências de escuta» por parte de Susana Pradera, do Entrono seguro, um projeto dos jesuítas em Espanha, e de Mafalda Pedra Soares, da SOS Voz Amiga.

“Este projeto é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da UCP composta pelo CEPCEP, Instituto de Ciências da Família e CRC-W – Catolica Research Center for Psychological, Family and Social Wellbeing e conta com a reflexão de um grupo de pessoas com experiência no tema, no âmbito de organizações como a Companhia de Jesus, o CNE – Corpo Nacional de Escutas e o Opus Dei”, finaliza.

A organização indica que a participação é gratuita mas obrigatória.

LS

Partilhar:
Share

Data

29 Jun 2022
Expired!

Horário

9:15 - 18:30
Categoria

Últimas