Coimbra: Centro de Estudos de Bioética organiza colóquio «Um olhar ético sobre a dor»

Coimbra, 14 jun 2022 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de Bioética (CEB) vai realizar o colóquio ‘Um olhar ético sobre a dor’, no dia 1 de julho, das 14h30 às 18h30, no Anfiteatro Tomé Pires, da Faculdade de Farmácia, da Universidade de Coimbra.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente do CEB começa por assinalar que a experiência da vivência da dor “é sempre algo irredutível”, explicando que ciência procura “respostas para o problema da dor”, que, por vezes, é sublimada, outras, porém, sofrida e, por último, é vista como uma inevitabilidade.

“Todo este ‘olhar’ sobre a dor deve-nos levar a compreender que precisamos de ‘olhar’ para a dor com um ‘outro saber’; ‘olhar o outro’ que vive um viver sofrido pela dor que pode ter muitos rostos e para os quais temos que, necessariamente, saber lidar com um olhares da técnica e da ciência, mas também com um olhar humano que nos interpela para uma ética de proximidade”, desenvolveu Carlos Costa Gomes.

Segundo o programa, o colóquio ‘Um olhar ético sobre a dor’ conta com a participação de especialistas de diversas áreas científicas, divididos em dois painéis: ‘Fitando a Dor’ e ‘Fintando a dor’.

O primeiro painel ‘Fitando a Dor” (14h45) tem como oradores Pedro Ferreira (FEUC) – “Há possibilidade de medir a dor?” -, Michael Luís (IPO Porto) – ‘Há formas de tratar a dor?’, e Ana Sofia Carvalho (ICBAS) – ‘Há humanidade para tratar a dor?’.

‘Fintando a dor’ é o tema do segundo painel (16h15), que conta com a intervenção de Filipe Almeida (CHSJ) – ‘Quando a dor não é mais do que um dói-dói’, Sofia Duque (CUF) – ‘Quando a dor envelhece’, e Isabel Galriça Neto (Hospital da Luz) – ‘Quando a dor traz más notícias e quando a dor dói até ao fim’.

O Centro de Estudos de Bioética informa que o colóquio começa com as palavras de abertura do seu presidente, Carlos Costa Gomes, e do diretor da Faculdade de Farmácia da UC, Fernando Ramos, enquanto o encerramento é da responsabilidade de Walter Osswald, presidente da Fundação Grünenthal, às 18h15.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de um formulário online.

CB

Partilhar:
Share
Tags: ,

Data

01 Jul 2022
Expired!

Horário

14:30 - 18:30
Categoria

Últimas