Bragança: Apresentação da Rede Nacional dos Missionários Digitais de Portugal
Bragança, 16 jul 2026 (Ecclesia) – A Rede Nacional dos Missionários Digitais de Portugal vai ser apresentada dia 20 deste mês, pelas 15h00, no Lagar d’El Rey, em Alfândega da Fé (Diocese de Bragança-Miranda).
A iniciativa responde ao apelo do Papa Leão XIV aos missionários digitais e assinala um “novo passo da Igreja em Portugal”, que procura levar a sua missão “aos espaços onde hoje milhões de pessoas comunicam e constroem relações: as redes sociais, os podcasts e os restantes ambientes digitais”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A “primeira” iniciativa nacional pretende unir dioceses, paróquias, movimentos, criadores de conteúdos e influenciadores católicos numa missão comum: “humanizar a cultura digital e anunciar a esperança”, acrescenta.
No evento, promovido pela Fundação cónego Manuel Joaquim Ochôa, o Santuário do Imaculado Coração de Maria de Cerejais e o Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura e do Turismo da Diocese Bragança-Miranda, vai ser também apresentado o encontro dos missionários digitais que se realiza a 26 de setembro, em Alfândega da Fé.
O encontro, agendado para o dia 26 de setembro, em Alfândega da Fé, deverá reunir “milhares de participantes num programa que inclui conferências, testemunhos, uma oração ecuménica pela paz no mundo digital e a assinatura da Carta Fundadora da Rede”.
No plano musical, destaque vai para a “confirmação” do Padre Guilherme Peixoto (DJ), que levará as suas “célebres batidas eletrónicas ao evento, ilustrando de forma perfeita o espírito e a dimensão desta celebração no ambiente digital e jovem”.
Na sessão de apresentação vão estar presentes: Padre Manuel Ribeiro (presidente da Fundação Cónego Manuel Joaquim Ochôa); Telmo Mesquita (presidente da Associação Comercial e Industrial de Alfândega da Fé); José Monteiro (diretor do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé); Paulo Neves (membro do conselho de administração da fundação) e Maria Manuel Silva (vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé)
LFS

