Braga: Paróquia de São Bartolomeu de Tadim inaugura um Centro de Escuta

Padre João Torres afirma que a «necessidade de ser escutado» tornou-se uma « necessidade social, existencial e espiritual»

Braga, 25 ago 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga e o presidente do município bracarense, respetivamente D. José Cordeiro e Ricardo Rio, inauguraram o Centro de Escuta e do Centro Interpretativo da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, às 17h00 deste sábado, 26 de agosto.

“Um centro de escuta ativa para acolher pessoas que atravessem momentos difíceis, como doenças, solidão, conflitos familiares ou crises de fé. Será um espaço destinado às ‘impossíveis possibilidades de Deus’, da compreensão e recetividade a uma confidência ou a um desabafo, um conselho com uma palavra amiga, um olhar carinhoso, motivos de fé e de esperança”, explica o padre João Torres, em comunicado à Agência ECCLESIA.

O pároco da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, no Arciprestado de Braga, afirma que a “necessidade de ser escutado” tornou-se hoje uma “verdadeira necessidade social, existencial e espiritual”, por isso, este Gabinete de Escuta destina-se a “acolher e ouvir as pessoas em situação de maior sofrimento ou necessidade”.

“Será um serviço gratuito e disponível a qualquer pessoa, independentemente da sua condição social, sexo ou religião. A perda de um ente querido, a experiência de uma doença crónica, pode ser também uma rutura familiar ou a ausência de sentido para a vida, problemas que os serviços de saúde ou instituições sociais, apesar de consultados, não podem ou não estão vocacionados para resolver”, desenvolveu.

O padre João Torres acrescenta que é um serviço de escuta e acompanhamento espiritual “à luz da palavra de Deus e da fé da Igreja Católica”, com sigilo e privacidade, e que vai trabalhar em sintonia com a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga.

O arcebispo metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, vão presidir à cerimónia da inauguração do Centro de Escuta, e do Centro Interpretativo, da Paróquia de São Bartolomeu de Tadim, este sábado, no contexto das festividades de São Bartolomeu e Santo António que se realizam nesta paróquia, dias 26 e 27 de agosto.

Segundo o pároco, o centro de escuta permitirá ver “traços de um novo horizonte, uma nova esperança para a Igreja e para as comunidades locais”, como enfatiza a interpelação de D. José Cordeiro na Carta Pastoral ‘Juntos, somos Igreja sinodal samaritana. Onde há amor, aí habita Deus’: “Juntos, em processo sinodal dinâmico, seremos capazes de imaginar um futuro diferente para a Igreja Bracarense”.

A paróquia bracarense contextualiza que, no âmbito do projeto ‘Arte por Tadim’ do Orçamento Participativo de Braga 2018, construiu um vestíbulo principal de acesso com dupla altura, encimado por cúpula com iluminação zenital, que liga o exterior diretamente com a igreja, uma sala de espera, a sacristia, o cartório paroquial, o Centro de Escuta e o Centro Interpretativo, um projeto com uma zona museológica, composta por um espólio de arte sacra, “um pedaço da história de Tadim”.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top