Braga: Irmãs São José de Cluny promovem encontro sobre as pontes entre a Igreja e a juventude
Braga, 03 fev 2024 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Congregação das Irmãs de São José de Cluny promove hoje um encontro sobre “Traçando caminhos de encontro: pontes entre a Igreja e a Juventude na complexidade do mundo moderno”.
A iniciativa que vai decorrer no Colégio Missionário das Irmãs São José Cluny, em Braga, e tem como orador o padre e professor Eduardo Duque, pretende explorar as dinâmicas entre a juventude portuguesa e a Igreja Católica nos dias de hoje, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O primeiro tema, “Sociedade Contemporânea”, pretende lançar um olhar sobre o contexto atual em que os jovens e a Igreja coexistem, marcado por “rápidas mudanças e desafios sociais”.
Segue-se uma análise sobre “Como são os jovens portugueses”, onde se vai procurar compreender as suas características, aspirações e o modo como veem o mundo e a fé.
O ponto alto da conferência será a reflexão sobre os “Desafios que os nossos jovens colocam à Igreja”.
Este tópico proporciona uma perspetiva “autêntica e direta sobre como a Igreja pode responder às suas necessidades e expectativas”.
A conferência prossegue com um tópico sobre “Como propor uma Igreja em Saída” onde se vai explorar a importância de tornar a Igreja “mais próxima, aberta e envolvente para os jovens, alinhando-a com os princípios de uma abordagem sinodal”.
Finalmente, “Pistas para guiar os jovens para uma vivência sinodal: caminhos para uma Igreja participativa e inclusiva” será o tópico que oferece orientações práticas para integrar os jovens de forma “mais ativa na vida da Igreja, promovendo uma comunidade inclusiva e participativa”.
LFS