
Braga: Basílica dos Congregados começa Semana Santa com «As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz»
Braga, 04 abr 2025 (Ecclesia) – A Basílica dos Congregados, em Braga, vai iniciar a Semana Santa com um concerto meditativo sobre ‘As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz’, “momento singular que une arte e espiritualidade”, no dia 13 de abril (domingo), às 21h00.
“Ao longo da sessão, os presentes serão convidados a refletir sobre as sete frases proferidas por Jesus na cruz, num ambiente de recolhimento potenciado pela harmonia entre palavra e música. Um verdadeiro exercício espiritual, concebido para ajudar a comunidade a preparar o coração para a Páscoa que se aproxima”, lê-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pelo padre Paulo Terroso, reitor da Basílica dos Congregados.
Esta iniciativa da Basílica dos Congregados, no Domingo de Ramos, conjuga meditações, leitura bíblica e a música sacra de Joseph Haydn, dando início à Semana Santa nesta igreja da Arquidiocese de Braga, “oferecendo aos fiéis uma profunda preparação pascal”.
Segundo o programa deste concerto meditativo, sobre ‘As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz’, as meditações que acompanham cada uma das “últimas palavras” vão ser conduzidas por Rui Vasconcelos, doutorado em Teologia Prática, e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto e em Braga,
O dramaturgo e escritor bracarense José Miguel Braga vai dar voz ao texto bíblico, os trechos do Evangelho relacionados com cada frase, e “com a sua expressividade artística para tornar ainda mais vívida a narração dos momentos finais da vida de Jesus”.
O Quarteto Verazin, agrupamento de cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, vai executar a obra ‘As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz’, composta por Joseph Haydn (austríaco) no século XVIII, peça originalmente criada para acompanhar as meditações de Sexta-feira Santa.
“As notas do Quarteto Verazin prometem acrescentar profundidade artística e emoção ao momento, numa conjugação sublime de talento musical e devoção”, destaca a organização do concerto meditativo que abre Semana Santa na Basílica dos Congregados.
Esta iniciativa “singular que une arte e espiritualidade” é de entrada livre, acessível a toda a comunidade, “aberta a crentes e não crentes de todas as idades”.
A Igreja Católica está a celebrar o tempo litúrgico da Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, este ano no dia 5 de março; é um período de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (em 2025, no dia 20 de abril).
A Semana Santa começa com a celebração dos Ramos, este ano no dia 13 de abril (domingo), momentos centrais do ano litúrgico que, nas igrejas e nas ruas, recordam os momentos da Paixão de Jesus.
CB