Braga: Abertura de edição 2023 de «Garfe – Aldeia dos Presépios» já tem data marcada

Visitantes vão poder conhecer 22 presépios, mais um que na edição anterior.

Aldeia dos Presépios em Garfe, Póvoa de Lanhoso.

Braga, 16 nov 2023 (Ecclesia) – A edição deste ano de “Garfe – Aldeia dos Presépios” vai abrir portas no dia 10 de dezembro com 22 presépios que podem ser visitados em vários lugares da freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso, em Braga.

“Já não se discute se fazemos ou não a Aldeia dos Presépios, quando reunimos já sabemos que é para fazer e esperamos que todos os garfenses se empenhem na construção de belas recriações do primeiro Presépio de Belém”, afirmou o pároco de Garfe, padre Luís Manuel Peixoto Fernandes, ao Diário do Minho.

Com mais um presépio que o ano passado, a edição deste ano é inaugurada com uma representação ao vivo do nascimento de Jesus, a partir das 14h30.

Segundo adiantou o pároco, segue-se um momento de fado, na igreja paroquial, e a celebração da Eucaristia num dos presépios, se as condições climatéricas permitirem.

“Hoje, ‘Garfe – Aldeia dos Presépios’ é uma iniciativa assumida por todos”, assegurou o padre Luís Fernandes, que realçou que o Natal na paróquia “não seria celebrado da mesma forma” sem a iniciativa.

A edição de 2023 começou a ser preparada no dia 8 de outubro, numa assembleia paroquial, num encontro em que ficou decidido que o encerramento dos presépios acontece no dia 7 de janeiro de 2024 (domingo de reis).

O padrinho de “Garfe – Aldeia dos Presépios” deste ano é o Presidente da Câmara de La Fare les Oliviers, localidade próxima de Marselha, no sul de França, com quem a freguesia de Garfe está germinada.

De acordo com o Diário do Minho, o autarca vai marcar presença no dia de abertura dos presépios.

Esta iniciativa remonta ao ano de 2002 e ao longo destes anos, segundo explica o padre Luís Fernandes, em cada edição se procura “fazer sempre mais e melhor”.

Em 2016, o Papa Francisco enviou uma mensagem e uma bênção apostólica para todos os habitantes de Garfe.

Para além da aldeia dos presépios, os visitantes podem conhecer os 3750 presépios de diferentes tamanhos, materiais e diferentes partes do mundo que vão estar em exposição no Museu do Presépio de Garfe e que o pároco da freguesia tem procurado juntar novos exemplares todos os anos.

Aos domingos, junto à Igreja paroquial, vão decorrer tardes culturais, encontros de coros, de concertinas e uma feira de Natal.

Nesta altura do ano, os habitantes de Garfe são convidados a ornamentarem e iluminarem as casas.

LJ

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top