Aveiro: Homenagem a D. António Francisco dos Santos quer «manter viva» a sua memória

Autarquia e diocese lembram antigo bispo diocesano com a inauguração da rotunda junto à Avenida D. António Francisco dos Santos e a obra «Arcanjos»

Aveiro, 15 mar 2023 (Ecclesia) – D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, que faleceu em 2017, vai ser homenageado pela autarquia e pela diocese no dia em que se assinalam 18 anos da sua ordenação episcopal.

O presidente da autarquia, Ribau Esteves, disse à Agência ECCLESIA que o antigo bispo de Aveiro é ainda recordado por “crentes e não crentes”, sendo desejo do município manter viva a sua memória.

“As memórias das pessoas que marcam a terra e a gente, quando elas são positivas, só temos de cuidar e manter vivas, como exemplo, como estímulo. Numa fase em que o mundo e a Igreja vivem períodos e processos agitados, alguns tão difíceis de aceitar, é sempre muito importante alimentarmos a vida, a existência dos valores de pessoas que foram tão importantes que passaram por nós”, explica Ribau Esteves.

A homenagem vai acontecer a 18 de março, sábado, com a apresentação de três peças da autoria de Paulo Neves, que simbolizam três arcanjos, que ficarão numa rotunda D. António Francisco dos Santos, junto à avenida com o seu nome.

A autarquia vai ainda apresentar um catálogo das três peças.

Para D. António Moiteiro a homenagem, a que a diocese de associa, quer “reavivar” a memória de uma pessoa que “deixou muita saudade” e foi “um pastor bom reconhecido por todos”.

“Era um homem de Deus que deixou marcas na diocese de Aveiro. Para nós é um reavivar do que foi o seu ser pastor, mas é também uma oportunidade para realçar os seus dons humanos, de dedicação ao povo e às pessoas, a atenção, simpatia e generosidade que dedicava em tudo o que fazia. Esta é a grande homenagem que se podia fazer”, sublinha à Agência ECCLESIA o atual bispo de Aveiro.

O sucessor em Aveiro assinala que as esculturas que serão inauguradas lembram que D. António Francisco dos Santos foi “um mensageiro” na diocese.

“Deixou marcas que permanecem vivas e ele continua muito presente nas pessoas da diocese e assim vai permanecer vivo na vida de Aveiro”, assinala.

Ribau Esteves recorda uma pessoa “especial” que “marcou crentes e não crentes que com ele partilharam a vida”.

“D. António foi um homem fantástico e marcante no seu tempo de bispo de Aveiro, durante quase oito anos. Os bispos são sempre pessoas importantes para as terras, mas D. António Francisco dos Santos era especial, marcou crentes e não crentes que partilharam com ele a vida”, indica.

A inauguração está marcada para as 16h30, seguida no Museu de Aveiro/Santa Joana uma conversa sobre a vida de D. António Francisco dos Santos, que vai juntar o curador Nuno Sacramento, ao artista Paulo Neves, o presidente da autarquia, também o antigo reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção, também o primo de D. António, Antonino Francisco, e o bispo da diocese, D. António Moiteiro.

Pelas 19h00 será ainda celebrada uma eucaristia “Ação de Graças pela vida de D. António Francisco dos Santos”.

PR/LS

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top