Aveiro: Diocese organiza Jornadas da Infância e Famílias Missionárias
Aveiro, 11 fev 2022 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano de Animação Missionária (SDAM) de Aveiro vai realizar as Jornadas da Infância e Famílias Missionárias, no dia 19 de fevereiro, entre as 09h45 e as 17h00, na Paróquia de São Pedro de Nariz.
“Pretende-se suscitar nas crianças/adolescentes da nossa diocese o desejo de partilhar com outras crianças/adolescentes, através do convívio, da festa e da oração, a alegria de ser missionário ao jeito de Jesus, onde quer que estejamos”, explica o SDAM, divulga a Diocese de Aveiro.
A organização pretende também que as crianças/adolescentes e as famílias que participem neste dia diocesano possam “conhecer e contactar” com realidades diferentes, “olhando mais além e abrindo o coração a gestos, atitudes e ações que podem mudar o mundo”.
‘Celebrar a alegria da Missão!’ é o tema das Jornadas Diocesanas da Infância Missionária (VI) e das Famílias Missionárias (IV).
“Queremos que seja um Dia de Festa Missionária, um dia de encontro e alegria com todos aqueles que fazem acontecer a Infância Missionária nas suas paróquias e outros que se queiram juntar”, assinala.
O Serviço Diocesano de Animação Missionária de Aveiro promove a dinamização da Obra Pontifícia da Santa Infância Missionária através de grupos de crianças e adolescentes que têm encontros mensais e dinâmicas próprias, e rezam, refletem e agem “em prol de um mundo melhor e na ajuda a outras crianças”, que estão ao seu lado e que vivem em países de missão.
A Diocese de Aveiro tem ativos seis grupos Infância Missionária, com cerca de 75 crianças/adolescentes e suas famílias, que caminham como Famílias Missionárias, nas paróquias de Santa Joana Princesa, de São Salvador de Ílhavo, da Gafanha da Encarnação, de São Pedro de Nariz, na paróquia de Nossa Senhora de Fátima e na de São Miguel de Soza.
A primeira Jornada Diocesana da Infância Missionária, no dia 23 de janeiro de 2016, teve como objetivo dar a conhecer a Obra Pontifícia da Santa Infância Missionária e de impulsionar a formação de grupos no território desta Igreja local.
No dia 6 de janeiro, o Papa saudou as Obras Missionárias Pontifícias, em ano de aniversários, destacando em particular o empenho das novas gerações, após a recitação do ângelus na solenidade da Epifania.
Francisco assinalou o Dia Mundial da Infância Missionária, e elogia as quatro Obras Missionárias Pontifícias pelos seus “grandes méritos históricos”.
CB