Aveiro: Diocese dinamiza peregrinação solidária da pastoral sócio caritativa

Aveiro, 24 nov 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro, através do Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa, vai promover uma peregrinação solidária, pelo Dia Mundial do Pobre, no dia 19 de novembro, a partir das 14h30, com início na igreja da Misericórdia.

“A partilha do ofertório da Eucaristia reverterá para o Projeto de Apoio de reabilitação da Saúde Oral das pessoas em estado de reclusão – uma prioridade para a integração e ressocialização sociofamiliar – coordenado pela Assistência Espiritual do Estabelecimento Prisional de Aveiro”, informa a Diocese de Aveiro sobre a peregrinação que tem uma vertente solidária.

Estão convidadas, para esta peregrinação dinamizada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa de Aveiro, as irmandades, as mesas administrativas das Santas Casas da Misericórdia, as Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS’s, voluntários dos grupos Cáritas, das Conferências Vicentinas, dos grupos paroquiais e “todos quantos se queiram juntar”.

A Diocese de Aveiro divulgou também o programa desta iniciativa da pastoral sócio caritativa, que começa às 14h30, com concentração na igreja da Misericórdia de Aveiro, meia hora depois, às 15h00, a abertura de D. António Moiteiro, e a peregrinação, “com passagem pelo túmulo de Santa Joana e recitação da oração de canonização”, terminando com a bênção e envio na Missa, presidida pelo bispo diocesano, na Sé.

Na sua mensagem para o sétimo Dia Mundial dos Pobres, que a Igreja Católica vai celebrar, este ano, no dia 19 de novembro, o Francisco alertou para a “retórica” ou a “estatística” que conduz as pessoas quando falam sobre os pobres, lamentou a “desordem ética no mundo do trabalho” e as novas formas de pobreza causadas pela guerra e pelo “mundo virtual”.

“É fácil cair na retórica, quando se fala dos pobres. Tentação insidiosa é também parar nas estatísticas e nos números. Os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles”, escreveu Francisco na mensagem publicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé no dia da festa litúrgica de Santo António, o patrono dos pobres, a 13 de junho.

Esta jornada celebra-se no penúltimo domingo do ano litúrgico, antes da festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, este ano com o tema da mensagem papal «Nunca afastes de algum pobre o teu olhar».

O Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres no final do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia (dezembro 2015-novembro 2016), anunciado na carta apostólica ‘Misericórdia e mísera’, com a qual marca o final do Jubileu.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top