Aveiro: Diocese convidada para celebrar Ano Jubilar da Catedral

«Queremos ver reunida uma Igreja/Diocese que anuncia, celebra e vive a sua fé» – D. António Moiteiro

Aveiro, 13 mai 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai viver um Ano Jubilar da sua catedral, concebido pelo Papa Francisco, sob o lema ‘Igreja de Aveiro peregrina na esperança’, entre hoje e 13 de maio de 2024.

“Toda a Diocese está convidada a participar no Ano Jubilar. Queremos ver reunida uma Igreja/ Diocese que anuncia, celebra e vive a sua fé. Importa que, a partir da escuta da Palavra e da ação, nos preparemos e consciencializemos da sua importância, para que brilhe em nós um novo rosto de Igreja”, disse D. António Moiteiro, na celebração da Missa Crismal, relembrou hoje a Diocese de Aveiro em informação enviada à Agência ECCLESIA.

A Missa de abertura do Ano Jubilar da Catedral de Aveiro, que tem como tema ‘Igreja de Aveiro peregrina na esperança’, vai ser celebrada a partir das 10h30 deste sábado.

O bispo de Aveiro convidou os sacerdotes, diáconos e consagrados, juntamente com os representantes de todas as paróquias, para essa celebração.

“Ao vivermos o Ano Jubilar da nossa Catedral, urge perceber quem somos, para onde queremos caminhar, e do que falamos quando nos referimos à catedral como Igreja-Mãe. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo; pratiquemos gestos de misericórdia para com todos os que necessitam de ser acolhidos e ajudados nas suas fragilidades, sobretudo os mais pobres”, desenvolveu D. António Moiteiro, na homilia da Missa na manhã de Quinta-feira Santa, a 6 de abril.

Neste dia 13 de maio, a Diocese de Aveiro celebra 600 anos do lançamento da primeira pedra da igreja que hoje é a sua catedral, a igreja do Mosteiro de Nossa Senhora da Misericórdia, ou de São Domingos.

No seu sítio online, a diocese explica que o Papa Pio XI restaurou a Diocese de Aveiro, com a bula Omnium Ecclesiarum, de 24 de agosto de 1938, e, no dia 11 de dezembro do mesmo ano, D. João Evangelista de Lima Vidal “executou essa bula papal”, a igreja do Convento dominicano de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, que já era igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, passou também a ser a Catedral da diocese.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top