Aveiro: Conselho Diocesano de Pastoral reflete sobre caminhada sinodal e opções pastorais

Aveiro, 01 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro vai presidir ao Conselho Diocesano de Pastoral, que tem como tópicos a caminhada sinodal e as opções pastorais “para o próximo triénio”, este sábado, 2 de março, das 09h30 às 12h30, no seminário diocesano.

“As grandes opções pastorais para o próximo triénio” e a “caminhada sinodal concretizada na vida da diocese e paróquias”, são os dois assuntos da reunião que vai presidida por D. António Moiteiro, no Seminário de Santa Joana Princesa, informou o jornal diocesano ‘Correio do Vouga’, na sua edição impressa desta quarta-feira.

O Conselho Diocesano de Pastoral reflete e sugere sobre as prioridades da ação da Igreja diocesana, é constituído, maioritariamente, por leigos representativos das várias geografias e setores pastorais da Diocese de Aveiro.

A Diocese de Aveiro, no itinerário pastoral que vai percorrer nos próximos anos, informa que depois deste Ano Jubilar dos 600 anos da catedral (2023/2024), convida à ‘corresponsabilidade ministerial e sinodal no seio da Igreja Povo de Deus, em 2024/2025, e, no ano pastoral seguinte, 2025/2026, vão “praticar a sinodalidade”, novo estilo de ser Igreja, e “dinamizar a vida das comunidades num tempo com menos clero e ministérios laicais mais presentes”.

Em 2026-2027 vão centrar-se na ‘identidade cristã num mundo que pede discípulos, militantes e missionários; Promover a fraternidade sem fronteiras, valorizar o domingo, cuidar da casa comum”.

O Papa Pio XI restaurou a Diocese de Aveiro, com a bula Omnium Ecclesiarum, de 24 de agosto de 1938, e, no dia 11 de dezembro do mesmo ano, D. João Evangelista de Lima Vidal “executou essa bula papal”, a igreja do Convento dominicano de Nossa Senhora da Misericórdia de Aveiro, que já era igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, passou também a ser a Catedral da diocese.

Partilhar:

Últimas AGENDA

Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR