Angra: Vigílias de oração e Eucaristia celebram Semana do Consagrado

Angra do Heroísmo, Açores, 30 jan 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que duas vigílias de oração, esta quinta-feira, às 20h00 locais, nas Ilhas de São Miguel e Terceira, vão celebrar a Semana do Consagrada 2024, que está a decorrer até dia 2 de fevereiro.

O bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, vai presidir à Vigília de Oração pela Vida Consagrada em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.

No mesmo dia, também às 20h00 locais (mais uma hora em Portugal Continental e Madeira), realiza-se também uma Vigília de Oração na Ilha de São Miguel, mais concretamente no Santuário diocesano do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Na sexta-feira, 2 de fevereiro, último dia da Semana do Consagrado, vai ser celebrada uma Missa no Livramento, em Ponta Delgada (São Miguel), a partir das 19h00.

‘Rezar a Esperança’, é o lema da Semana do Consagrado 2024, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro, termina no Dia Mundial da Vida Consagrada, quando a Igreja Católica celebra a Festa da Apresentação do Senhor – de Jesus no templo, por Jesus e Maria, 40 dias depois do Natal.

Este ano, o lema está em sintonia com o Ano da Oração (2024), de preparação para o Jubileu 2025, o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco sob o lema ‘Peregrinos de Esperança’.

O portal diocesano na internet ‘Igreja Açores’ informa que na Diocese de Angra existem dois Institutos Religiosos Masculinos – Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) e a Ordem Hospitaleira de São João de Deus -e oito institutos femininos.

Os institutos femininos nos Açores são Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Irmãs Reparadoras Missionárias da Santa face, Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, Irmãs de São José de Cluny, Irmãs Clarissas e Irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus.

Na Igreja Católica, a Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida, em Institutos de vida consagrada – religiosos, monásticos, contemplativos, seculares, novos institutos, a Ordem das Virgens, os eremitas – e as sociedades de vida apostólica; inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

CB

 

Vida Consagrada: No encontro nacional vai-se refletir sobre os desafios da sociedade incluindo a inteligência artificial

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top