Angra: Seminário Episcopal faz parte do roteiro da «Bienal Ibérica de Património Cultural»

«Queremos dar a conhecer este edifício ligado à história de Angra e dos Açores», salientou Marta Bretão

Angra do Heroísmo, Açores, 27 set 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que o Seminário Episcopal faz parte do roteiro da ‘Bienal Ibérica de Património Cultural’, que também vai levar os participantes às igrejas da Misericórdia, de São Gonçalo e São Sebastião, e ao antigo Convento de Santo António dos Capuchos.

“A visita tem como objetivo abrir as portas do Seminário à comunidade, o que habitualmente não acontece. Vamos abrir a capela, por ser a única disposta em anfiteatro na ilha e apresentar obras de valor patrimonial, que são desconhecidas do público em geral, nomeadamente, o órgão de tubos construído com os tubos do órgão da Sé que ardeu”, explicou Marta Bretão, professora no Seminário, divulga o portal ‘Igreja Açores’.

“Queremos dar a conhecer este edifício ligado à história de Angra e dos Açores”, acrescentou Marta Bretão, assinalando ainda que no Seminário Episcopal de Angra têm “muitas peças de valor”, algumas provenientes do convento de São Francisco, o primeiro espaço dessa casa de formação.

A ‘Bienal Ibérica de Património Cultural’, com o tema ‘Tecnologia e Património’, tem no roteiro várias paragens ligadas ao património religioso, a iniciativa ‘Open Heritage Angra’ vai dar a conhecer, para além do Seminário diocesano, os frescos da igreja Matriz de São Sebastião, as igrejas de São Gonçalo e da Misericórdia e ainda o antigo Convento de Santo António dos Capuchos.

Este evento vai concentrar-se no centro histórico de Angra do Heroísmo, de 12 a 15 de outubro; cidade açoriana, n Ilha Terceira, inscrita na lista de património mundial da UNESCO, em dezembro de 1983; neste ano de 2023, comemoram-se os 40 anos dessa distinção.

O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa ainda que as inscrições para visitar o Seminário podem ser feitas online, com um limite máximo de 20 participantes; a ‘Bienal Ibérica de Património Cultural’ está a comemorar 10 anos de certame em território português, e o seu programa também pode ser consultado pelos meios digitais.

O Seminário Episcopal de Angra, instituição de ensino e formação, foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1862, no Convento de São Francisco, depois de 328 anos da fundação da Diocese de Angra; por ocasião do 150º aniversário, recebeu a Insígnia da Ordem de Mérito pelo presidente da República, para além da Medalha de Ouro do Município de Ponta Delgada, e do Diploma de Reconhecimento, da Câmara de Angra do Heroísmo.

A Diocese de Angra, criada pelo Papa Paulo III, por meio da Bula «Aequum Reputamus», de 5 de Novembro de 1534, culminará uma história de quinhentos anos, em pouco mais de uma década.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
plugins premium WordPress
Scroll to Top