Angra: Santuário de Nossa Senhora da Conceição celebra 20 anos da restauração da confraria

Novena em honra de Nossa Senhora da Conceição no santuário diocesano

Foto Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Angra do Heroísmo, Açores, 06 dez 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Diocese de Angra), em Angra do Heroísmo, está em novena até ao dia 07 dezembro e do programa destaca-se a bênção das grávidas e o 20º aniversário da restauração da confraria.

Com mais de 300 anos, a Confraria de Nossa Senhora da Conceição foi restaurada há 20 anos, depois de um “período sem atividade”, e essa data vai ser evocada às 18h00 locais, de 6 de dezembro, com intervenções do padre Francisco Dolores, Francisco Maduro dias e Duarte Mendes, informa o portal online ‘Igreja Açores’.

A Confraria de Nossa Senhora da Conceição, deste santuário diocesano de Angra, é uma das dinamizadoras da festa e organiza uma feira do livro, que funciona (17h00 às 19h00) num espaço anexo ao passal durante toda a novena.

A novena em honra de Nossa Senhora da Conceição começa esta quarta-feira no Santuário Diocesano, em Angra do Heroísmo, e realiza-se segundo os moldes habituais – confissões (18h30), recitação do Rosário (19h30) e Missa (20h00) com pregação, tem como pregador o padre Jacob Vasconcelos (pároco de Santa Bárbara e Cinco Ribeiras e Ouvidor de Angra), entre 29 de novembro e 7 de dezembro; do programa destaca-se também a bênção das grávidas, no dia 3 de dezembro.

“Aproximando-se os dias festivos da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria neste ano de 2023, o nosso coração alegra-se e o nosso pensamento eleva-se para Deus pois já trazemos no coração os caminhos do Santuário para onde nos dirigimos em oração à nossa Rainha da Paz, Nossa senhora da Conceição”, assinalou o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, numa mensagem enviada aos paroquianos e devotos, informa o portal online ‘Igreja Açores’.

O cónego Ricardo Henriques destacou que neste tempo “a paz é um dom do Céu” que necessitam “pedir insistentemente”, a paz e a esperança aparecem ligadas, associando-as também aos jovens “cujo protagonismo na Igreja precisa ser redescoberto em vista do encontro pessoal com Jesus Cristo”.

O tema deste ano para o novenário e festa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição é do Evangelho de Lucas, “Jovem, eu te ordeno, levanta-te”, referente ao encontro de Jesus com a viúva de Naim, como para os cinco santuários diocesanos de Angra, numa formulação que seguiu o repto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que na Diocese de Angra a solenidade da Imaculada Conceição é celebrada, com particular destaque para cinco paróquias cuja invocação é a de Nossa Senhora da Conceição: Ribeira Grande e freguesias dos Mosteiros e Lomba da Fazenda, em São Miguel; Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo.

A solenidade da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica assinala anualmente a 8 de dezembro, é feriado nacional em Portugal, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Angra há sete celebrações, a Eucaristia, das 12h00, com Promessas de Escuteiros, e a Missa das 19h00 é presidida pelo bispo diocesano D. Armando Esteves Domingues, que encerra estas festas.

Primeira celebração do culto da Imaculada Conceição decorreu no dia 8 de dezembro de 1320, em Coimbra, e consagrou-se com a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646.

O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top