Angra: Santuário de Nossa Senhora da Conceição celebra 20 anos da restauração da confraria
Novena em honra de Nossa Senhora da Conceição no santuário diocesano
Angra do Heroísmo, Açores, 06 dez 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Diocese de Angra), em Angra do Heroísmo, está em novena até ao dia 07 dezembro e do programa destaca-se a bênção das grávidas e o 20º aniversário da restauração da confraria.
Com mais de 300 anos, a Confraria de Nossa Senhora da Conceição foi restaurada há 20 anos, depois de um “período sem atividade”, e essa data vai ser evocada às 18h00 locais, de 6 de dezembro, com intervenções do padre Francisco Dolores, Francisco Maduro dias e Duarte Mendes, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
A Confraria de Nossa Senhora da Conceição, deste santuário diocesano de Angra, é uma das dinamizadoras da festa e organiza uma feira do livro, que funciona (17h00 às 19h00) num espaço anexo ao passal durante toda a novena.
A novena em honra de Nossa Senhora da Conceição começa esta quarta-feira no Santuário Diocesano, em Angra do Heroísmo, e realiza-se segundo os moldes habituais – confissões (18h30), recitação do Rosário (19h30) e Missa (20h00) com pregação, tem como pregador o padre Jacob Vasconcelos (pároco de Santa Bárbara e Cinco Ribeiras e Ouvidor de Angra), entre 29 de novembro e 7 de dezembro; do programa destaca-se também a bênção das grávidas, no dia 3 de dezembro.
“Aproximando-se os dias festivos da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria neste ano de 2023, o nosso coração alegra-se e o nosso pensamento eleva-se para Deus pois já trazemos no coração os caminhos do Santuário para onde nos dirigimos em oração à nossa Rainha da Paz, Nossa senhora da Conceição”, assinalou o reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, numa mensagem enviada aos paroquianos e devotos, informa o portal online ‘Igreja Açores’.
O cónego Ricardo Henriques destacou que neste tempo “a paz é um dom do Céu” que necessitam “pedir insistentemente”, a paz e a esperança aparecem ligadas, associando-as também aos jovens “cujo protagonismo na Igreja precisa ser redescoberto em vista do encontro pessoal com Jesus Cristo”.
O tema deste ano para o novenário e festa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição é do Evangelho de Lucas, “Jovem, eu te ordeno, levanta-te”, referente ao encontro de Jesus com a viúva de Naim, como para os cinco santuários diocesanos de Angra, numa formulação que seguiu o repto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que na Diocese de Angra a solenidade da Imaculada Conceição é celebrada, com particular destaque para cinco paróquias cuja invocação é a de Nossa Senhora da Conceição: Ribeira Grande e freguesias dos Mosteiros e Lomba da Fazenda, em São Miguel; Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo.
A solenidade da Imaculada Conceição, que a Igreja Católica assinala anualmente a 8 de dezembro, é feriado nacional em Portugal, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Angra há sete celebrações, a Eucaristia, das 12h00, com Promessas de Escuteiros, e a Missa das 19h00 é presidida pelo bispo diocesano D. Armando Esteves Domingues, que encerra estas festas.
Primeira celebração do culto da Imaculada Conceição decorreu no dia 8 de dezembro de 1320, em Coimbra, e consagrou-se com a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha e Padroeira de Portugal durante as cortes de 1646. O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original. |
CB