Angra: Diocese assina protocolo com universidades para o estudo da «História Religiosa dos Açores»
Angra do Heroísmo, Açores, 09 mar 2023 (Ecclesia) – O Instituto Católico de Cultura, da Diocese de Angra, vai assinar um protocolo com Universidade Católica Portuguesa e a Universidade dos Açores para o estudo da História Religiosa dos Açores, no contexto da preparação das comemorações dos 500 anos desta diocese.
Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese de Angra destaca a presença do seu bispo, D. Armando Esteves Domingues, e da reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, na cerimónia de assinatura do protocolo.
Este evento, que começa às 15h30 desta sexta-feira, 10 demarço, no Salão Nobre da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, vai dar início “à formalização do projeto científico dedicado ao DIO 500-História Religiosa dos Açores”.
O projeto de investigação sobre a História Religiosa dos Açores vai realizar-se no âmbito das comemorações dos 500 anos da constituição da Diocese de Angra, que se celebra em 2034.
Em janeiro de 2022, o então administrador diocesano de Angra, cónego Hélder Fonseca Mendes, desafiou a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, a estudar “profundamente a origem, personalidade, figura, ação e contexto social, histórico, cultural, político, económico e religioso” da época de cada um dos bispos de Angra, de 1534 a 2021, na sessão solene do 46º aniversário da academia açoriana.
A Diocese de Angra foi criada pelo Papa Paulo III através da bula Aequum reputamus, de 5 de novembro de 1534; a diocese abrange todo o arquipélago dos Açores, uma superfície total de 2243km2, dispersa por nove ilhas, e tem a sua sede na cidade de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
A nota assinala ainda que, esta sexta-feira, na continuidade do programa das VI Jornadas de Teologia, se realiza a conferência ‘História, memória e arquivos na era da informação’, por Paulo Fontes, diretor do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, às 10h00, no Centro Pastoral da Matriz de São Sebastião, antes da visita ao Arquivo paroquial da igreja Matriz de Ponta Delgada.
As Jornadas de Teologia 2023 são organizadas pelo Seminário Episcopal de Angra com a colaboração do Centro de Investigação da Universidade Nova de Lisboa-Universidade dos Açores (CHAM).
CB