Angra: Dia Diocesano da Juventude realiza-se em várias ilhas do arquipélago dos Açores
Angra do Heroísmo, Açores, 10 nov 2022 (Ecclesia) – O Dia Diocesano da Juventude de Angra vai realizar-se em diferentes ilhas do Arquipélago dos Açores, com o Comité Organizador Diocesano (COD) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 a organizar o encontro na Ilha de São Miguel.
‘Jovem Levanta-te… com Maria ao encontro de Cristo!’ é o tema do Dia Diocesano da Juventude de Angra que nesta realidade diocesana vai realizar-se de “Santa Maria ao Corvo”, com diversas iniciativas e celebrações, proporcionando “momentos de reflexão sobre a Palavra de Deus, atividades e jogos, que se traduzirão num convívio entre os jovens”, informa o sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
O COD de Angra para a JMJ Lisboa 2023, que está a organizar o encontro para a juventude da Ilha de São Miguel vai promover “um dia diferente a todos os jovens micaelenses”, a partir das 14h30, no dia 20 de novembro, um domingo, na Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande.
Segundo o programa, a tarde começa com “dinâmicas de grupo” e atividades que proporcionarão uma “vivência da fé” de forma mais lúdica, na Casa de Povo da Ribeirinha, e, a partir das 17h00, reúnem para uma meditação – ‘night fever’ – na igreja da Ribeirinha, a igreja JMJ da Ouvidoria da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de São Miguel, e o Dia Diocesano da Juventude de Angra termina com a celebração da Eucaristia.
Em São Jorge, os jovens também se vão reunir no domingo, às 11h30, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Rosais, enquanto na Ilha do Pico, o cruzeiro da Vila das Lajes é o ponto de encontro, às 15h30; Na Ilha Terceira, o programa divulgado pelo COD de Angra, prevê dois momentos, uma vigília de oração, no próximo dia 19 (sábado), a partir das 20h30, em Raminho, e no dia seguinte, a jornada da juventude começa às 10h00, na Casa da Ribeira.
A XXXVII Jornada Mundial da Juventude é celebrada este ano, nas dioceses católicas, a 20 de novembro (solenidade litúrgica de Cristo-Rei, último domingo do ano litúrgico), e tem uma edição internacional, a cada dois ou três anos, numa grande cidade, para o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
A próxima jornada internacional vai realizar-se na capital portuguesa, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.
CB