Angra: Delegado da Catequese nas ilhas de São Miguel e Santa Maria incentiva à formação

Angra do Heroísmo, Açores, 15 set 2022 (Ecclesia) – O responsável pelo setor da Catequese nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, na Diocese de Angra, destacou que prepararam um programa pastoral assente na formação e incentivou os párocos a cativar, motivar e incentivar os catequistas.

“Este ano propomos um plano de formação e de encontro entre catequistas e catequizandos que, nos leva a um maior compromisso com as exigências da realidade catequética que enfrentamos nas nossas paróquias”, explica o padre Carlos Simas, numa carta publicada online.

Aos ouvidores, párocos e catequistas para o ano pastoral 2022-2023, o delegado da Catequese realça a “importância da formação dos catequistas”, afirmando que “não se podem fechar numa catequese arcaica, que não leva a frescura e o dinamismo” que procuram oferecer nas formações.

“É papel importante e fundamental, de cada pároco, cativar, motivar e incentivar os catequistas para uma formação sempre atualizada”, salienta.

O responsável da delegação do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missões nas ilhas de São Miguel e Santa Maria recordou datas do plano de formação e atividades, na carta ouvidores, párocos e catequistas.

Em outubro, a formação inicial para catequistas, que inclui a formação dos catecismos dos Salesianos, “não descorando da importância daqueles que seguem os catecismos do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC)”.

Nestas formações vão também apresentar o novo Itinerário de Iniciação Cristã das Crianças e dos Adolescentes, proposto pelo SNEC, para entrar em prática de forma faseada, a partir de 2023, nos dias 3 e 4 de outubro, às 20h00, no Salão Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, em Água de Pau, e a 19 e 20 de outubro, para a Ouvidoria (arciprestado) da Ribeira Grande.

Do calendário também contam as Jornadas Nacionais de Catequese, promovidas pelo SNEC, dias 22 e 23 de outubro, em Fátima.

O padre Carlos Simas recorda que vão promover as Jornadas Diocesanas da Catequese, vão decorrer em simultâneo nas Ilhas de São Miguel e Terceira, de 19 a 21 de janeiro de 2023.

O Dia do Catequista vai ser celebrado a 19 de fevereiro de 2023, no mês de abril, oferecem a formação ‘Ser Catequista’, e no dia 20 de junho realiza-se a reunião geral de avaliação do ano pastoral 2022/2023.

CB

Partilhar:
Share

Data

03 - 04 Out 2022
Expired!
Categoria

Últimas