Angra: Caminho Neocatecumenal dinamiza catequeses para «jovens e adultos», até à Semana Santa

Angra do Heroísmo, Açores, 02 fev 2024 (Ecclesia) – O Caminho Neocatecumenal na Diocese de Angra está a realizar um ciclo de Catequeses para Jovens e Adultos, com 15 encontros sobre “diferentes temáticas”, às quartas e sextas-feiras até à Semana Santa, na Rua do Cruzeiro, em Angra.

“É uma  catequese muito direcionada para adultos, mas de olhos postos nos jovens, sempre a partir dos 12 anos; Estas catequeses são oferecidas num tempo específico para que a reflexão seja mais profícua”, explicou Nelson Henriques um dos leigos que orientará estas catequeses, ao portal diocesano ‘Igreja Açores’.

“Estas catequeses trazem o anúncio do querigma, que é a boa notícia: Jesus morreu e ressuscitou; Jesus é a salvação que Deus envia à vida de cada um de nós”, acrescentou o interlocutor que pertence a uma das comunidades do Caminho Neocatecumenal da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Angra.

As catequeses vão terminar antes do início da celebração do Tríduo Pascal, que começa com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, e “todas as pessoas” podem participar, às quartas e sextas-feiras, às 20h00 locais (mais uma hora em Portugal continental).

“As que já estiveram na Igreja e perderam a fé; os que não têm fé  e nunca participaram e, ainda, os que estão na Igreja mas querem aprofundar e amadurecer a sua fé, todos são bem-vindos”, salientou Nelson Henriques, referindo que estas catequeses servem também para “suprir alguma falta de formação”.

Ao longo dos 15 encontros já agendados, os temas e os oradores leigos foram escolhidos pela equipa itinerante de catequistas, responsável pela organização do Caminho diferentes temáticas nos Açores, Madeira e Cabo Verde.

O Caminho Neocatecumenal nasceu há 58 anos em Espanha, por iniciativa do pintor e músico Kiko Argüello e da missionária Carmen Hernández; é reconhecido pela Igreja Católica como “um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje”, assente em três pilares fundamentais: a palavra de Deus, a Eucaristia e a vida em comunidade.

Nos Açores, informa a Diocese de Angra, o Caminho Neocatecumenal tem comunidades ativas em quatro ilhas: São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa, chegou durante o episcopado de D. António de Sousa Braga, em 2004.

Atualmente o Caminho Neocatecumenal está implantado também em algumas nações tradicionalmente não cristãs, como China, Egito, Coreia do Sul e Japão, para onde têm sido enviados missionários deste movimento.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
plugins premium WordPress
Scroll to Top