Algarve: Federação Portuguesa pela Vida promove «encontro nacional» sobre «desafios da vida em risco»

Faro, 28 out 2023 (Ecclesia) – A Federação Portuguesa pela Vida promove hoje um encontro sobre os “desafios da vida em risco”, em Faro, pelas 15h00, na Escola E.B. 2 .3 de Santo António, informa a Diocese do Algarve.

“O objetivo é abordar a questão da vida, em contexto de dificuldade, nas suas várias fases, desde a sua conceção, famílias carenciadas e em exclusão social e final de vida. O colóquio terá cinco painéis, de 10 minutos cada, seguido de questões e debate”, informa o Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

A Federação Portuguesa pela Vida promove este ‘Encontro Nacional Vida’, intitulado ‘Os desafios da vida em risco: gravidez, assistência às famílias e final de vida’, no âmbito dos colóquios ‘Encontros-Vida’.

Segundo o programa, o encontro deste sábado  no auditório da Escola E.B. 2 .3 de Santo António, em Faro, começa com uma apresentação da Federação Portuguesa pela Vida e da ação das suas associadas, por Isilda Pegado, a presidente da direção da federação, seguindo-se José Maria Seabra Duque, secretário da direção, com o painel ‘sensibilização para a defesa da vida e o caso concreto das “Caminhadas pela Vida’.

No terceiro painel, Rita Chaves, coordenadora do Grupo Sócio-caritativo ‘Sé-Faro’, apresenta ‘o apoio às famílias em crise e exclusão: um exemplo concreto em Faro’, e para falar sobre Cuidados Paliativos convidaram a presidente da associação portuguesa desta área, Catarina Pazes, enfermeira na ECSCP Beja+.

O médico Giovanni Cerullo, coordenador da equipa de cuidados paliativos do CHUA- Centro Hospitalar Universitário do Algarve e membro dos órgãos sociais da ‘Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos’, no quinto e último painel apresenta a “experiência” neste centro hospital e “o caso concreto das ‘Comunidades Compassivas’”.

A Diocese do Algarve convida “todos os interessados na área da saúde, ação social e educação cívica” a participar neste ‘Encontro Nacional Vida’, sobre ‘os desafios da vida em risco: gravidez, assistência às famílias e final de vida’.

A Federação pela Vida, fundada em 2002, é uma Instituição que reúne em vínculo federativo Associações e Fundações que tenham “por objeto e finalidade a defesa da Vida Humana, desde o momento da conceção até à morte natural, a promoção da dignidade da Pessoa Humana e o apoio à Família e à Maternidade”; integra a Federação Europeia ‘One of Us’.

CB

 

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top