Algarve: Cinco sacerdotes são os formadores do ciclo «Espiritualidades no século XXI», da Universidade Aberta
Faro, 12 abr 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve informa que a Universidade Aberta (UAb) está a organizar o ciclo de seminários ‘Espiritualidades no século XXI’, que tem como oradores cinco sacerdotes desta diocese, de 15 de abril a 13 de maio, em formato online.
“A fé, Deus, a distinção entre o bem e o mal são alguns dos temas a abordar e a espiritualidade é discutida como forma de orientação do ser humano”, explica a UAb, instituição de ensino superior público à distância em Portugal.
As cinco sessões do ciclo seminários, que têm como tema geral ‘Espiritualidades no século XXI’, realizam-se em formato online, sempre a partir das 18h00, e com a duração de 60 minutos; as inscrições, também pela internet, são obrigatórias.
O primeiro seminário, com o tema ‘Deus existe? O porquê da vocação?’, é na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, e tem como orador o padre Rafael Rocha, pároco de Silves; uma semana depois, 22 de abril, o padre Flávio Martins, da Paróquia de Albufeira, reflete sobre ‘O que é o bem e o mal? | Resistir’.
‘Como desenhar o Eneagrama de minha vida?’, vai ser apresentado pelo padre Pedro Manuel, o Vigário Episcopal da Região Centro da Diocese do Algarve; em maio, no dia 6, o padre Carlos de Aquino, da Paróquias de Loulé, ajuda a responder às perguntas ‘Pode-se planear a vida? Como explicar o inefável?’, e, no último seminário deste ciclo dedicado à espiritualidade, o padre Mário de Sousa, pároco da Matriz de Portimão, reflete sobre “Oração, que utilidade?”, no dia 13 do próximo mês.
A UAb explica, na apresentação do ciclo, que questionar a espiritualidade do ser humano “é algo inconclusivo” ao longo dos tempos, no século XXI, “e mesmo em conforto com a atividade científica”, existe uma palavra que orienta o “íntimo de cada ser humano: a fé”, a fé em algo, espiritual, “as crenças”.
A Universidade Aberta informa que o ciclo de cinco seminários ‘Espiritualidades no século XXI’ vai ser moderado por José Pereira Coutinho, do Centro de Estudos Globais (CEG-UAb), e é organizado por várias entidades: Paróquia de Silves; Associação Académica da UAb – delegação sul; Centro Local de Aprendizagem em Silves; e CEG-UAb.
O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, acrescenta que as sessões deste seminário que resultaram de um trabalho da paróquia de Silves de acompanhamento dos reclusos do estabelecimento prisional do seu território.
CB