
Algarve: Apresentação do «Livro do Admonitor» do padre Mário de Sousa
Faro, 24 nov 2022 (Ecclesia) – O Secretariado de Liturgia da Diocese do Algarve promove hoje, esta sexta-feira, e no dia 28 de novembro, apresentação do ‘Livro do Admonitor – Liturgia da Palavra – Ano A’, da autoria do padre Mário de Sousa, sacerdote desta diocese.
“No contexto da celebração litúrgica é de suma importância e de enorme relevância as palavras dirigidas à assembleia à maneira de explicação ou de exortação para melhor se saborear e acolher o tesouro da Palavra de Deus”, explica o Secretariado Diocesano da Liturgia.
“Este é um ministério antigo na vida da Igreja, que importa reavivar e valorizar”, realça, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’ da Diocese do Algarve.
A nova publicação, da autoria do padre Mário Sousa, biblista e sacerdote da Diocese do Algarve, vai ser apresentada entre hoje e o próximo dia 28, nas três regiões desta diocese, sempre a partir das 21h00: Hoje, quinta-feira, na região centro, no salão paroquial das Ferreiras; esta sexta-feira, dia 25, para a região do barlavento, na igreja de Santa Maria de Lagos, e no dia 28 de novembro, no centro paroquial de Olhão, para a região do sotavento.
O Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), da Igreja Católica em Portugal, publicou este mês o ‘Livro do Admonitor – Liturgia da Palavra – Ano A’, da autoria do padre Mário Sousa, biblista e sacerdote da Diocese do Algarve.
“As admonições às leituras que nele se propõem surgem do desejo de ajudar a assembleia dominical a aproximar-se do texto com uma moldura significativa, que a predisponha à sua compreensão literária”, assinala o SNL na informação enviada à Agência ECCLESIA.
O padre Mário Sousa assinala que “por muito belo e significativo que seja um texto” quando se retira o contexto “corta-se-lhe também parte da compreensibilidade, podendo inclusivamente induzir o leitor em erro”, no sentido de o conduzir a conclusões que “não estavam presentes na intenção do autor”.
CB