Açores: Santa Catarina volta a ter festa na ilha de São Jorge

Foto: Município da Calheta – Igreja de Santa Catarina

Ilha de São Jorge, Açores, 24 nov 2022 (Ecclesia) – A festa a Santa Catarina, na Calheta, ilha de São Jorge, na diocese de Angra volta a acontecer de 24 a 27 de novembro.

O padre Manuel António, pároco de Santa Catarina, na Calheta, ilha de São Jorge, na diocese de Angra, manifestou a alegria de “voltar a haver festa” pós pandemia e pede mais participação. 

“Já faço esta festa há 33 anos, tantos anos quantos cá estou na Calheta, e a festa quando cheguei não era nada disto, era mais viva e participada, porque havia mais gente nascida na Calheta, mais população”, afirmou em declarações à Rádio Ilhéu.

O sacerdote considerou que foi um “tempo difícil na vida comunitária” e sente “necessidade de ver mais participação e colaboração”.

“Faço um apelo a que as pessoas participem na vida da comunidade, retomem a sua devoção e a sua vida ligada ao transcendente”, indica.

De 24 a 27 de novembro, acontecem na Vila de Calheta as festas em honra de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do município.

“Depois do tríduo de preparação, o dia 25 de novembro teremos a missa solene com os movimentos e grupos da paróquia seguida de procissão onde participam as filarmónicas do concelho”, revela. 

“Segundo a tradição, Catarina foi uma virgem de Alexandria, dotada de subtil inteligência e sabedoria e grande fortaleza de alma. O seu corpo é piedosamente venerado no célebre cenóbio do monte Sinai”, pode ler-se.

SN

Partilhar:
Share

Data

25 Nov 2022
Expired!

Horário

8:00 - 18:00
Categoria

Últimas