
Açores: Santa Catarina volta a ter festa na ilha de São Jorge

Ilha de São Jorge, Açores, 24 nov 2022 (Ecclesia) – A festa a Santa Catarina, na Calheta, ilha de São Jorge, na diocese de Angra volta a acontecer de 24 a 27 de novembro.
O padre Manuel António, pároco de Santa Catarina, na Calheta, ilha de São Jorge, na diocese de Angra, manifestou a alegria de “voltar a haver festa” pós pandemia e pede mais participação.
“Já faço esta festa há 33 anos, tantos anos quantos cá estou na Calheta, e a festa quando cheguei não era nada disto, era mais viva e participada, porque havia mais gente nascida na Calheta, mais população”, afirmou em declarações à Rádio Ilhéu.
O sacerdote considerou que foi um “tempo difícil na vida comunitária” e sente “necessidade de ver mais participação e colaboração”.
“Faço um apelo a que as pessoas participem na vida da comunidade, retomem a sua devoção e a sua vida ligada ao transcendente”, indica.
De 24 a 27 de novembro, acontecem na Vila de Calheta as festas em honra de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do município.
“Depois do tríduo de preparação, o dia 25 de novembro teremos a missa solene com os movimentos e grupos da paróquia seguida de procissão onde participam as filarmónicas do concelho”, revela.
“Segundo a tradição, Catarina foi uma virgem de Alexandria, dotada de subtil inteligência e sabedoria e grande fortaleza de alma. O seu corpo é piedosamente venerado no célebre cenóbio do monte Sinai”, pode ler-se.
SN