Açores: Paróquia de São José reflete sobre exortação «Laudate Deum» com uma ativista ambiental

Ponta Delgada, Açores, 23 nov 2023 (Ecclesia) – A Pastoral da Cultura da Paróquia de São José, em Ponta Delgada, dedica a ‘Conversa na Sacristia’ desta quinta-feira à exortação ‘Laudate Deum’ do Papa Francisco, e convidou a ativista ambiental Ana Monteiro para essa reflexão, pelas 18h30 locais.

“A ativista ambiental vai refletir sobre a carta Laudate Deum que é um grito do Papa para uma urgente resposta à crise climática”, explica a Pastoral da Cultura da Paróquia de São José, sobre a conversa que vai decorrer na sacristia a igreja, divulga o portal online ‘Igreja Açores’.

Ana Monteiro a convidada para a ‘Conversa na Sacristia’ desta quinta-feira, 23 de novembro, nasceu na Ilha das Flores, em 1979, fez parte da direção da Quercus – Núcleo de São Miguel, é licenciada em Radiologia e em Estudos Europeus e Política Internacional e mestre em Intervenção Socio-Organizacional em Saúde.

A exortação ‘Laudate Deum’ (Louvai a Deus), sobre o tema da ecologia integral, foi publicada no dia 4 de outubro, quando a Igreja Católica celebra a festa de São Francisco de Assis; com este novo documento o Papa Francisco deu continuidade à sua reflexão iniciada na encíclica ‘Laudato Si’ (2015), um documento social e ecológico sobre o cuidado da Casa Comum; cinco anos depois (18 junho 2020), o Vaticano apresentou um “manual” de aplicação deste documento, com mais de 200 recomendações em defesa do ambiente e da vida humana.

Na ‘Laudate Deum’, o Papa questiona “paradigma tecnocrático”, na base da “degradação ambiental”, convoca “mudança generalizada de estilo de vida irresponsável”; a nova exortação alerta para o “ponto de rutura” na crise ambiental e critica o negacionismo climático e responsabiliza ação humana.

Francisco desafia também a COP28 a tomar decisões “históricas”, destaca a urgência de “transição para energias limpas” e de “redesenhar o multilateralismo” na política internacional.

A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas vai ser realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, na Expo City, Dubai; o Papa vai discursar nesta cimeira, a 2 de dezembro, tornando-se o primeiro pontífice a participar pessoalmente numa COP, desloca-se aos Emirados Árabes Unidos de 1 a 3 de dezembro, a convite do xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente do país.

As ‘Conversas na Sacristia’, da Pastoral da Cultura da Paróquia de São José, em Ponta Delgada, têm uma periodicidade mensal e refletem sobre as “grandes interrogações da humanidade”, assume-se como um projeto de “evangelização e pensamento da fé através da cultura, das artes e da ciência”, num processo de escuta, de acolhimento e de diálogo com todos, informa o ‘Igreja Açores’, sítio online informativo da Diocese de Angra.

CB

Partilhar:

Últimas AGENDA

Notícias do dia

Março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Scroll to Top