Lisboa: Igreja de Santa Cruz do Castelo apresenta projeto de restauro e programa cultural
Lisboa, 16 mai 2024 (Ecclesia) – A Igreja de Santa Cruz do Castelo (Diocese de Lisboa) acolhe hoje, pelas 12h, a apresentação do projeto de restauro do património cultural e religioso.
Nesta sessão, vai ser conhecida a apresentação de um programa cultural, com a duração de mais de dois anos, e que visa reunir 200 mil euros para a preservação do património cultural da Igreja de Santa Cruz.
“Entre as iniciativas previstas, estão restauros ao vivo que possibilitarão os visitantes interagirem com os conservadores-restauradores das obras de arte, exposições fotográficas, visitas interpretativas, atividades para crianças e simpósios históricos sobre o Castelo”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Além disso, a apresentação tem como finalidade anunciar as novidades do lançamento de uma cerveja artesanal de medronho e cardamomo e de um novo website.
Há seis anos começava a primeira fase de revitalização do projeto de recuperação da Igreja de Santa Cruz do Castelo, fruto da iniciativa do padre Edgar Clara e da Signinum, empresa de gestão de património cultural, responsável pelo projeto na altura.
Segundo a Igreja de Santa Cruz do Castelo, “esta parceria permitiu que, a 7 de junho de 2018, se começasse a aceder ao miradouro da torre sineira e a Igreja fosse aberta gratuitamente aos visitantes, depois de trinta anos fechada a visitas”.
Este foi um momento que “foi acompanhado por uma exposição fotográfica sobre a vida no bairro, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior”.
Atualmente a gestão da atividade turística está ao cuidado da empresa Wonderful Day.
LJ/PR