Viana do Castelo, 26 fev 2019 (Ecclesia) – O Secretariado da Pastoral da Saúde da Diocese de Viana do Castelo realiza, dia 06 de abril, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI (Darque) uma jornada com o mote «’Estive doente e foste visitar-me’. [Mt 25]- A Pastoral da Saúde na Missão Evangelizadora da Igreja».

Os trabalhos da assembleia, tendo em conta a componente formativa que esta pressupõe, iniciam-se às 09h00 e encerram pelas 17h00, com a participação de D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo.

A primeira conferência tem como tema «“Estive doente e foste visitar-me” [Mt 25] Quem é o doente e quem é aquele que o visita? Uma perspetiva bíblica e pastoral» e é proferida pelo padre Nuno Ventura, sacerdote Passionista, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

O padre Jorge Vilaça, diretor do Departamento da Pastoral da Saúde de Braga, aborda o tema «‘Estive doente e foste visitar-me’ [Mt 25] Pastoral da Saúde como ‘sinal eficaz’ de uma presença ‘boa e nova’? [Sacramentos de Cura, caminho para a Evangelização]».

A terceira Conferência/Mesa Redonda tem como mote «“Estive doente e foste visitar-me [Mt 25]” Que desafios o ‘mundo da saúde’ apresenta, hoje, à evangelização e à comunidade eclesial?» com contributos do padre José António Pais (capelão dos Hospitais de Coimbra); pastor Ismael Matoso (Igreja Evangélica Batista de Viana do Castelo); Tiago Eusébio (médico da Equipa de Cuidados Paliativos da ULSAM) e Mara Rocha (diretora da Escola Superior de Saúde do IPVC)

Os trabalhos encerram com as palavras do padre Fábio Carvalho, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde.

LFS

Partilhar:
Share