Europa: Serviço Jesuíta ao Refugiados tem novo diretor regional

Padre Alberto Ares alerta que se continua a construir «muros mais altos»

Bruxelas, 30 set 2021 (Ecclesia) – O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), organização internacional da Igreja Católica, informou que o padre Alberto Ares, jesuíta espanhol, é o novo diretor regional para a Europa.

“Significa a oportunidade de conhecer de forma privilegiada a realidade dos refugiados e outras pessoas deslocadas à força na Europa. É um grande desafio e responsabilidade”, disse o padre Alberto Ares.

Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o novo diretor do JRS-Europa alerta que se continua a construir “muros mais altos”, a criminalizar os defensores dos direitos humanos e a “externalização das fronteiras”.

“Enquanto negligenciamos a gestão real da diversidade nas nossas sociedades, o que promove a coesão social e promove uma sociedade inclusiva sem preconceitos”, acrescentou.

O sacerdote da Companhia de Jesus (Jesuítas) assinala também que ser diretor do JRS Europa significa “estar no centro da família JRS” neste continente e onde têm escritórios em 22 países.

O JRS Europa informa que o padre Alberto Ares tem um PhD em Migração Internacional e Cooperação para o Desenvolvimento, pela Universidade Pontifícia Comillas (da Companhia de Jesus), onde até recentemente era diretor do Instituto Universitário de Estudos de Migração.

Até este mês de setembro, o sacerdote jesuíta foi também o vice-coordenador do Serviço Jesuíta aos Migrantes em Espanha.

O novo diretor vai suceder ao padre José Ignacio Garcia, que disse à Agência ECCLESIA que as políticas comunitárias de acolhimento aos migrantes e requerentes de asilo devem ter uma abordagem humana e solidária, a 6 de novembro de 2020.

O JRS – Jesuit Refugee Service foi fundado a 14 de novembro de 1980, com a missão de “acompanhar, servir e defender”, pelo padre jesuíta Pedro Arrupe.

Em Portugal, este serviço da Companhia de Jesus foi criado em 1992 e tem atuado em áreas como apoio social, psicológico, apoio médico e medicamentoso,  jurídico, encaminhamento e apoio à integração profissional, alojamento de imigrantes sem-abrigo.

CB

Partilhar:
Scroll to Top