Mensagem ao 14.º Simpósio Intercristão que decorre na Grécia
Cidade do Vaticano, 30 ago 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco lamentou a perda das raízes cristãs na Europa e o afastamento de muitos batizados em relação à sua fé, numa mensagem enviada a um simpósio ecuménico.
“Muitas pessoas batizadas não estão conscientes do dom de fé que receberam e não participam na vida da comunidade cristã porque perderam o contacto com suas raízes cristãs”, refere o pontífice argentino.
A mensagem foi transmitida ao cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé), que participou no simpósio ‘A necessidade de reevangelizar as comunidades cristãs na Europa’, com católicos e ortodoxos.
14.º Simpósio Intercristão começou no domingo e termina hoje em Salónica (Grécia), uma iniciativa promovida pelo Instituto Franciscano de Espiritualidade da Universidade Pontifícia ‘Antonianum’ e pela Faculdade Teológica Ortodoxa da Universidade Aristóteles de Salónica.
O Papa afirma na sua mensagem que existe a c”lara necessidade de uma nova obra de evangelização na Europa.
Francisco diz esperar que as reflexões propostas no Simpósio, com o intercâmbio entre católicos e ortodoxos, contribuam para identificar “novos caminhos, métodos criativos e uma linguagem apropriada” para levar o anúncio de Jesus Cristo ao mundo contemporâneo.
Já o patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa), Bartolomeu I, alertou para as consequências da crise de valores e da perda da herança cristã na Europa.
“Os recentes ataques terroristas são uma demonstração do afastamento das tradições cristãs por parte dos cidadãos europeus, que estão a adotar novas teorias e costumes, completamente opostos à lei de Deus”, escreve o responsável cristão, numa mensagem citada pela Rádio Vaticano.
OC