Europa: Jornadas Sociais querem refletir sobre fé cristã e futuro do continente

Iniciativa reúne 180 participantes de 30 países em Madrid

 

Madrid, 18 set 2014 (Ecclesia) – “A fé cristã e o futuro da Europa” é o tema das Jornadas Sociais europeias que começam hoje em Madrid, Espanha, e pretendem “refletir sobre a missão da Igreja na sociedade contemporânea” até domingo.

“As Jornadas Sociais têm a intenção de ajudar e inspirar aqueles que estão envolvidos no ministério social dentro e fora da Igreja, na partilha das melhores práticas sociais e aprofundar compreensão das estruturas políticas, económicas e sociais para que a vida familiar possa prosperar”, explicam o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE).

O sacerdote português monsenhor Duarte da Cunha, secretário-geral da CCEE, e o padre Patrick Daly, secretário-geral da COMECE, referem que neste encontro se vão debater os grandes temas que preocupam a Igreja e refletir sobre como abordar as ‘alegrias e esperanças, medos e aspirações’ de homens e mulheres de boa vontade no mundo de hoje”.

“O Papa Francisco trouxe uma perspetiva nova e desafiadora em muitos dos temas que se encontram no coração da procura da identidade da Europa contemporânea e as questões no debate político em todos os níveis”, acrescentam os responsáveis.

Para a Igreja esta é uma “grande oportunidade de contribuir para a reflexão” sobre o perfil da Europa no futuro.

“Queremos ligar o debate sobre a Europa com a Doutrina Social da Igreja Católica”, escrevem o monsenhor Duarte da Cunha e o padre Patrick Daly.

Os organizadores pretendem também que todos os membros da sociedade “vivam em paz e com dignidade” e que a dimensão religiosa e espiritual da experiência humana seja “protegida e melhorada”.

“Tentamos envolver e dar voz a uma variedade de pessoas de diferentes esferas, uns com grande sucesso, outros com grandes desafios”, desenvolvem sobre os conferencistas.

Nesse sentido, a organização destaca que seis “distintos conferencistas” vão abordar os principais temas das Jornadas Sociais e com os workshops, apresentados por conferencistas convidados, os participantes que vão “explorar uma variedade de questões sociais”.

Do programa consta a portuguesa Maria Durão, técnica do Emprego na Apoio à Vida, que participa na sessão final – Cristo fonte de esperança para a Europa – este sábado a partir das 18h00 (menos uma em Lisboa).

Com a realização destas Jornadas, a CCEE e a COMECE também pretendem que os participantes “falam uns com os outros” e superem as fronteiras “nacionais, geracionais e artificiais impostas pelo sistema”, explicam.

Estão inscritos 180 participantes de 30 países; a organização também disponibiliza as todas as sessões através da sua página na internet e seguem a ordem do programa oficial.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top