Europa: Igrejas recebidas por Bartolomeu I

Audiência do Patriarca Ecuménico decorreu durante o encontro do Comité Conjunto da CCEE e CEC

O Comité Conjunto do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e das Conferências das Igrejas Europeias (CEC) foi recebido nesta Terça-feira pelo Patriarca Ecuménico Bartolomeu I.

A audiência decorreu no âmbito do encontro anual de representantes dos dois organismos, que se realizou entre 7 e 11 de Março, em Istambul, Turquia, cidade que em 2010 é a Capital Europeia da Cultura.

“É uma grande alegria para mim dar as boas-vindas aos representantes das Igrejas Cristãs no Patriarcado Ecuménico, local que teve um papel pioneiro no movimento ecuménico”, afirmou Bartolomeu I, citado por um comunicado de imprensa da CCEE.

Depois de ter assinalado que “desde Dezembro passado a CEC começou uma nova etapa da sua vida”, o Patriarca referiu que a colaboração com a Conselho das Conferências Episcopais da Europa ajudará as duas instituições a concretizar a missão de oferecer um testemunho comum da fé”, objectivo que “os nossos fiéis esperam de nós”.

O presidente da CCEE e Arcebispo de Esztergom-Budapeste, Card. Péter Erdö, espera que o trabalho conjunto responda às “mudanças históricas e culturais que ocorreram na Europa durante as últimas décadas”, que “exigem urgentemente uma visão comum e a cooperação das comunidades cristãs na defesa e promoção dos valores cristãos na nossa sociedade”.

No final da reunião, o presidente da CEC, Metropolita Emanuel de França, agradeceu a Bartolomeu I o convite para a realização do encontro na sede do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla e recordou “o dever de dar testemunho” que recai sobre os dois organismos.

“O mundo precisa de nos ver a trabalhar em conjunto”, pelo que é “necessário fortalecer os laços entre as nossas Igrejas”, sublinhou o Metropolita Emanuel.

Durante a audiência foram discutidos assuntos relativos à CCEE e à CEC, tendo sido igualmente abordados os planos para as celebrações dos 1700 anos do Édito de Milão, que ocorrerão em 2013 naquela cidade italiana, em Belgrado (Sérvia) e Istambul.

A decisão, promulgada pelo imperador Constantino em 313, assegurou a liberdade de culto para os cristãos do Império Romano.

A sessão anual do Comité Conjunto foi dedicada às migrações e aos seus impactos negativos nas famílias, originados sobretudo por “normas injustas” que impedem a reunião dos agregados, problema que prejudica sobretudo o crescimento das crianças.

“A Europa – adverte o comunicado final do encontro – talvez ainda não tenha apreendido o significado devastador deste fenómeno para o seu futuro.”

O tema voltará a ser abordado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa aquando do seu 8.º Congresso sobre as Migrações, que se realizará em Málaga, Espanha, de 27 de Abril a 1 de Maio.

O próximo encontro do Comité Conjunto da CCEE e da CEE terá lugar em Belgrado, de 17 a 20 de Fevereiro de 2011.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top