Europa: Igrejas cristãs preocupadas com «instabilidade e falta de esperança» da sociedade

Comité Misto refletiu sobre novas formas de colaboração ecuménica

Saint Gallen, Suíça, 22 fev 2017 (Ecclesia) – O Comité Misto do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) e da Conferência das Igrejas Europeias (CEC) reuniu para “encontrar novas formas de cooperação” numa sociedade instável, com “falta de esperança” e para refletir sobre 45 anos de colaboração.

“Os representantes expressaram uma diversidade de perspetivas sobre o contexto atual, incluindo o futuro da Europa, os desafios sociais e políticos, a incerteza económica e as inúmeras questões associadas à migração generalizada”, explica a CCEE.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Conselho das Conferências Episcopais Europeias informa que o atual clima sociopolítico “marcado pela instabilidade e falta de esperança” pautou muitas das discussões, nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Paris.

O Comité Misto também se centrou nos desafios específicos das igrejas, incluindo o “analfabetismo religioso e como testemunhar o Evangelho” num Velho Continente, cada vez mais, “secular e pluralista”.

Neste contexto, os representantes das Conferências Episcopais Europeias e da Conferência das Igrejas Europeias expressaram “otimismo” sobre a capacidade das Igrejas oferecerem “esperança e contribuições significativas” para todos os âmbitos de vida na Europa.

“As futuras iniciativas da CCEE-CEC serão organizadas com forte base teológica, envolvidas no diálogo, e também se concentrarão no testemunho e na proclamação do Evangelho”, acrescenta o comunicado, adiantando que num futuro próximo vão começar a abordar “diferentes temas e preparar propostas para projetos colaborativos”.

Os participantes recordaram ainda os ataques terroristas em Paris e em toda a França como “exemplos trágicos das dificuldades” que a Europa enfrenta e manifestaram a sua solidariedade, estendendo-a ao “terrorismo no Oriente Médio, África e Ásia”.

A liderar a reunião em Paris estiveram os respetivos presidentes dos organismos, o cardeal italiano Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova, da CCEE, e o bispo inglês Christopher Hill, da Igreja Anglicana pela CEC.

O Comité Conjunto que foi fundado em 1972, após o nascimento do CCEE no ano anterior, define e supervisiona as diversas iniciativas conjuntas da CCE e CCEE, que até agora incluem várias reuniões, três assembleias ecuménicas europeias (Basileia, 1989, Graz, 1997 e Sibiu, 2007) e a ‘Charta Oecumenica’ (2001).

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top