Europa: Escuteiros são «verdadeiros atores» da unidade e da paz

Papa envia mensagem aos participantes no Eurojamboree que decorre na Normandia, quando se assinala o centenário do início da I Guerra Mundial

Cidade do Vaticano, 04 ago 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos escuteiros e guias que participam no quarto Eurojamboree/2014, a decorrer na Normandia, em França, pedindo-lhes para rezar pela “unidade e a paz” e dizendo-lhes que são “verdadeiros atores” da “unidade e da paz”.

“A vossa festa coincide com o centenário do início da I Guerra Mundial. Convido-vos a rezar para que na Europa e no mundo nasçam a unidade e a paz. Vocês são verdadeiros atores deste mundo e não apenas espetadores”, escreveu Francisco na mensagem publicada este domingo pela Sala de Imprensa do Vaticano.

O Papa encorajou os 12 mil escuteiros e guias, de 20 países europeus, a “nunca” terem “medo de enfrentar os desafios, para defesa dos valores cristãos – em particular a defesa da vida, o desenvolvimento, a dignidade da pessoa, a luta contra a pobreza, e outros combates que temos de travar diariamente”.

Os escuteiros e guias europeus estão acampados em Saint-Evroult-Notre-Dame-du-Bois, na Normandia (França), até 10 de agosto, e celebram no quarto acampamento europeu (Eurojamboree/2014) com o tema "Vinde e Vede”, do Evangelho de São João.

Na mensagem, o Papa recorda que a resposta de Jesus foi feita a uma interpelação dos discípulos de São João Baptista e relembra aos escuteiros os três passos para seguir Jesus – Vai; sem medo; para servir – que já tinha revelado na Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro.

Para conhecerem Jesus os jovens devem pôr-se ao caminho onde vão reconhecer Deus de várias formas: “Na beleza da criação, quando intervém com amor na nossa história, nas relações de fraternidade e de serviço que temos com o próximo”, explicou o Papa Francisco.

“Se aceitarmos o convite do Senhor para ir com ele e experimentarmos o seu amor que enche os nossos corações de alegria Ele remove todo o medo: o medo de Deus, medo do outro, o medo de enfrentar os desafios vida”, desenvolveu o Papa.

Desta forma, segundo Francisco, Jesus vai enviar os escuteiros e guias a “anunciar o Seu amor até os confins da terra” e “servir o próximo nas periferias mais remotas”.

Aos participantes do acampamento europeu, foi ainda assinalado que é “tudo possível” se cultivarem “a amizade com Jesus”, através da Palavra e dos sacramentos do batismo, do crisma (Confirmação) e da Eucaristia.

O Papa disse ainda aos jovens escuteiros e guias que a Igreja conta com eles e apoia-os por isso são chamados a “amar e a servir na alegria e na generosidade própria da juventude”.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top