Europa: Cáritas vai publicar propostas para uma maior «justiça social e igualdade» no continente

Bruxelas, 07 nov 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Europa vai publicar no dia 23 de novembro o documento “Justiça Social e igualdade na Europa – É possível”, com um conjunto de propostas para os governos e instituições da região, no contexto atual de crise.

“Esta publicação pretende ser um guião sobre como ajudar a Europa a ultrapassar a onda de choque saída da catástrofe financeira de 2008 e começar a olhar para o futuro com esperança e entusiasmo”, realça aquele organismo, numa nota publicada através da sua página na internet.

A Cáritas Europa recorda as palavras do atual presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, quando assinou o prefácio da última publicação do organismo católico, dedicada ao “futuro do Estado Social”.

Na altura, Juncker apontou para a necessidade de fortalecer o Estado Social de modo a dar resposta a desafios como o desemprego, a exclusão, a situação das famílias e dos jovens, a segurança social, a reforma, e a saúde ativa.

“É preciso passar da defesa dos interesses próprios para uma política de bem comum. Passar das políticas de proteção para um investimento social. De um Estado Social para uma constante justiça social. Pois a justiça e o bem comum são os verdadeiros baluartes das nossas nações”, alertava o presidente da Comissão Europeia.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top