Europa: Bispos italianos defendem medidas contra excesso de imigração

Lisboa, 29 Mar (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Italiana (CEI) considera que devem ser tomadas medidas para resolver a situação de emergência causada pelo excesso de imigrantes vindos do Norte de África para a Itália e resto da Europa.

 Em entrevista à ANSA, esta segunda-feira, o presidente da CEI, cardeal Angelo Bagnasco, disse que “agora é o momento de actuar com políticas de cooperação, que podem convencer os nossos irmãos africanos a permanecerem nas suas terras”.

Em causa está a entrada de muitos imigrantes ilegais na Europa, vindos de países africanos que se encontram em situações de conflito, como o Egipto, a Tunísia ou a Líbia.

Só nos últimos 4 dias, entraram mais de 5 mil imigrantes ilegais em Itália, através da ilha de Lampedusa, na região da Sicília.

D. Angelo Bagnasco reconhece ser “uma ilusão” tentar vigiar a costa de um continente inteiro, e propõe que o problema seja resolvido com medidas comunitárias.

Garantiu ainda que a Igreja italiana irá prestar todo o apoio às populações da ilha de Lampedusa, que já organizaram um protesto contra esta onda migratória.

 

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top