Ecumenismo: Encontro aproxima católicos e ortodoxos

Lisboa, 29 Mar (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, reúne-se hoje com o responsável para as questões externas do Patriarcado de Moscovo, Metropolita Hilário Alfeyev.

O encontro realiza-se na Alemanha, tendo como pano de fundo os 20 anos da dissolução da União Soviética.

Segundo a «Rádio Vaticano», os dois responsáveis vão “conversar sobre as perspectivas de aproximação entre católicos e ortodoxos”.

A reunião acontece no contexto do IV Congresso Internacional “Ponto de Encontro: Igreja”, organizado pela organização católica internacional «Ajuda à Igreja que Sofre».

Actualmente, o diálogo entre Igreja Católica e Igreja Ortodoxa gira em torno da questão da primazia do bispo de Roma (o Papa).

Presentemente, de acordo com o cardeal Koch, essa questão constitui maior oportunidade para a união, sendo necessário que, da parte católica, se aprofunde a ideia de que “a primazia do bispo de Roma não é um simples apêndice jurídico externo, mas um elemento que se baseia na eclesiologia eucarística”.

“Por outro lado, a Igreja Ortodoxa deveria enfrentar o problema com determinação, fundamentalmente pelo futuro do ecumenismo, procurando soluções adequadas para recuperar a própria unidade interna”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top