Missionários preparam plano de ação até 2022

Seixal, 13 set 2019 (Ecclesia) – O conselho regional dos Missionários de S. Carlos (Scalabrinianos) reuniu no seu seminário na Amora para que o Ano Missionário envolva as comunidades portuguesas e lusófonas, “comprometidas na evangelização e participação eclesial na diáspora”, e preparar o próximo triénio.

“Os emigrantes portugueses, com a fidelidade à fé e cultura, são autênticos missionários. São audazes evangelizadores em muitas dioceses da Europa e África encontrando-se a viver a sua fé, esperança e caridade ‘integrados’ nas paróquias locais, em algumas dioceses ainda com o apoio de missionários – sacerdotes, religiosas e leigos – e das Missões Católicas Lusófonas”, começam por destacar os missionários Scalabrinianos.

Neste contexto, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, observam que “infelizmente” este apoio vai diminuindo “devido à escassez de novos e novas missionárias”.

A reunião do conselho regional responsável pela Europa e África, realizada entre 9 a 12 de setembro, na Amora, Diocese de Setúbal, teve também como objetivo preparar o plano de ação missionária para o triénio 2019-2022 das comunidades Scalabrinianas em nove países – sete na Europa ocidental e duas na África austral -, num total de 102 missionários.

Das várias diretrizes para os próximos três anos, os missionários destacam a “pastoral intercomunitária” de diálogo e encontro, o acompanhamento dos jovens e animação vocacional, em sintonia com a preparação da Jornada Mundial da Juventude 2022, em Lisboa, e a “atenção às migrações forçadas: “Refugiados, deslocados e tráfico de pessoas”.

Os Missionários de São Carlos assinalam também a colaboração com a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a preparação da celebração dos 50 anos da presença da congregação em Portugal em 2021.

O encontro em Portugal realizou-se também no contexto do Ano Missionário especial que a Igreja Católica em Portugal está a viver até outubro, numa proposta da CEP.

Os missionários Scalabrinianos foram fundados em 1887 pelo Beato João Batista Scalabrini para apoiar os emigrantes italianos que partiam nesse tempo para o continente americano.

CB

Partilhar:
Share