Cidade do Vaticano, 25 mai 2011 (Ecclesia) – Bento XVI enviou hoje uma mensagem de condolências para toda a comunidade de Joplin, cidade situada no Estado norte-americano do Missouri, e que este domingo foi fortemente atingida por um tornado.
Numa carta assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, pode ler-se que o Papa acompanhou “com grande preocupação” e “proximidade de oração” todas as marcas deixadas por este fenómeno natural, que tirou a vida a 166 pessoas e causou inúmeros estragos materiais.
“Consciente do imenso trabalho de reconstrução” que a cidade vai ter pela frente, Bento XVI “pede a Deus que conceda o eterno descanso aos que partiram, consolação para os que choram, força e esperança a todos os feridos e desalojados”.
A todos quantos estão envolvidos nos trabalhos de recuperação de Joplin, responsáveis civis e religiosos, o Papa “invoca os dons divinos da sabedoria, fortaleza e perseverança”.
Recorde-se que o tornado que atingiu Joplin este fim de semana, com ventos que chegaram aos 328 quilómetros por hora, foi considerado como o mais mortífero a passar pelos Estados Unidos, nos últimos 64 anos.
JCP