Francisco enviou mensagem para comunidade ecuménica «The Community At The Crossing», em Nova Iorque
Cidade do Vaticano, 09 set 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco partilhou hoje satisfação e alegria por episcopais e católicos, cristãos de outras denominações, e pessoas de boa vontade, estarem a construir a comunidade de formação ‘The Community At The Crossing’, na Catedral Episcopal de Nova Iorque.
“Vocês serão testemunhas do amor e da ternura de Deus. ‘Vejam como se amam uns aos outros’, diriam aqueles que viram a primeira comunidade cristã, vejam como vivem juntos com alegria e compartilham seus bens, vejam como rezam juntos, vejam como estão próximos aos pobres”, disse Francisco na mensagem em vídeo, enviada à Agência ECCLESIA pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
“Espero e rezo para que isto aconteça aqui em Saint John, the Divine”, acrescentou.
Os jovens vão passar um ano de vida comunitária, de formação cristã e de discernimento, de oração, de serviço aos jovens e aos pobres.
O Papa salientou que “escolher o caminho humilde da vida em comum vale por mil palavras”, no vídeo para o lançamento da comunidade de formação ‘The Community At The Crossing’, que foi transmitido na Catedral Episcopal de Nova Iorque.
A partir do nome da comunidade, Francisco explicou que “tem um significado profundo”, evoca a cruz dentro da catedral, “o ponto de intersecção entre a nave e o coro, que “permite atravessar de um lado para o outro”, significa também um lugar para “os jovens de todas as denominações cristãs se cruzarem e se encontrarem”.
“A minha esperança é que esta comunidade proporcione uma oportunidade para reavivar o desejo de unidade dos cristãos e da sociedade de Nova Iorque e também dos Estados Unidos.”
Francisco afirmou que o “futuro da fé no mundo passa pela Unidade dos Cristãos”: Não concordamos em tudo, temos convicções que às vezes parecem incompatíveis, ou são incompatíveis. Mas é exatamente por isso que escolhemos amar o outro. O amor é mais forte do que todas as divergências e divisões”.
“Quero que vocês continuem a trabalhar juntos para alcançar a unidade, e não esqueçamos que ‘At The Crossing’ evoca a cruz de Cristo. Jesus Cristo é um vínculo mais forte e profundo do que as nossas culturas, as nossas escolhas políticas e até nossas doutrinas”, desenvolveu.
O Papa disse ainda que o seu “coração se alegra” quando pensa que a Arquidiocese Católica e a Diocese Episcopal de Nova Iorque estão a “trabalhar lado a lado”.
CB