Conferência Episcopal publicou guia e promoveu novena de oração, antes das presidenciais
Lisboa, 02 nov 2020 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América (USCCB, sigla em inglês), publicou um guia sobre temas centrais para os eleitores católicos, como o aborto, racismo ou migrações, procurando oferecer critérios de escolha para as presidenciais desta terça-feira.
“A ameaça do aborto continua a ser a nossa prioridade preeminente, porque ataca diretamente a própria vida, ocorrendo dentro do santuário da família, e por causa do número de vidas destruídas. Ao mesmo tempo, não podemos descartar ou ignorar outras sérias ameaças à vida humana e à dignidade, como o racismo, a crise ambiental, a pobreza e a pena de morte”, refere a Carta pastoral “Formar consciências para uma cidadania fiel”.
O texto apresenta critérios para “votar com discernimento, à luz dos ensinamentos da Igreja”, destacando que o Papa Francisco tem vindo a “chamar a atenção para questões importantes como as migrações, xenofobia, racismo, aborto, conflitos globais e cuidado com a criação”.
A USCCB sustenta que o tema do aborto “contamina muitas outras questões importantes ao ser inserido na legislação relativa à imigração, assistência aos pobres e reforma da saúde”.
“Nas fronteiras, muitas famílias que chegam enfrentam a separação, tratamento desumano e falta de um processo adequado, enquanto aqueles que fogem da perseguição e da violência enfrentam barreiras agravadas ao procurar refúgio e asilo”, acrescentam os bispos católicos.
A Conferência Episcopal dos EUA convidou também os católicos a participar numa “novena eleitoral” online, com temas diários, que decorre até 4 de novembro.
OC