Estuques decorativos em igrejas de Lisboa

Dando continuidade ao projecto de divulgação do património do Patriarcado de Lisboa – «Arte nas Igrejas de Lisboa» – iniciado em 2008 com a publicação da obra «A Talha – Esplendores de um passado ainda presente», o Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa irá lançar a obra «Estuques Decorativos – a evolução das formas», de Isabel Mayer Godinho Mendonça.

A iniciativa ocorrerá neste Sábado, 14 de Novembro, na igreja de S. Paulo, em Lisboa. O volume, que é o segundo da colecção, é dedicado à presença dos estuques decorativos em igrejas de Lisboa.

Encarados como sinónimo de “mau gosto e vistos como uma arte menor, os estuques decorativos foram, durante várias décadas, quase completamente ignorados pela maioria dos estudiosos e responsáveis pelo património nacional. Apesar das perdas irreparáveis causadas por numerosas destruições e restauros desastrosos, permanecem ainda em interiores de muitas igrejas de Lisboa interessantes exemplos desta arte, que permitem assim aferir a qualidade e erudição dos programas decorativos e iconográficos e a extrema perícia dos seus executantes” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Programa
16:00h – Visita guiada à igreja de S. Paulo
Apresentação dos trabalhos de restauro
16:30h – Conferência Iconografia Paulina – D. Carlos A. Moreira Azevedo
17:00h – Apresentação do livro «Estuques Decorativos – A evolução das formas» – José Meco

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top