Iniciativa evoca memória de D. António Francisco dos Santos

Porto, 29 jan 2018 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica no Porto organiza entre hoje e quinta-feira umas jornadas de estudo sobre «As metamorfoses da caridade: A ação social e a Igreja do Porto».

As jornadas de Teologia vão procurar abordar de um “modo abrangente o vasto tema da caridade, nomeadamente no que se refere à ação social, tendo em conta também o contexto português e portucalense, no passado e no presente”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A temática desta iniciativa, promovida em colaboração a Diocese do Porto, foi escolhida por D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro deste ano, e “foi lançado em junho passado à faculdade”, realça o comunicado.

As conferências de abertura, “A caridade e os direitos sociais” e “O lugar da Igreja num tempo de assistencialismo do Estado”, vão ser proferidas pelo jesuíta espanhol Julio Martínez Martínez, especialista em Moral Social e reitor da Universidade Pontifícia Comillas (Madrid).

No mesmo dia, o programa prossegue com “O catolicismo social oitocentista em Portugal e no Porto: A intervenção do cardeal D. Américo (Adélio Fernando Abreu) e “Do amor que encarece: A metanoia da justiça em Leonel de Oliveira, presbítero” (José Pedro Angélico).

“O anúncio do evangelho e a solicitude para com o próximo” (Bernardo d’Almeida), “Os direitos sociais: Sua evolução e justificação” (João Carlos Espada), “A relevância do serviço à comunidade na génese e no funcionamento das organizações de economia social em Portugal” (Américo Mendes), “A ação das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Igreja: Entre a caridade e a justiça” (Lino Maia) e “Arco Maior: Dar oportunidades educativas a quem é excluído da escola” (Joaquim Azevedo) são as reflexões no segundo dia.

No último dia de janeiro, a iniciativa centra-se nos temas “Entre evangelização e promoção social: Antigas e novas prioridades da ação da Igreja” (Jorge Cunha), “O catolicismo social em Portugal e no Porto no século XX” (Paulo Fontes), “A caridade em Padre Américo: Alicerces de um conceito-programa” (Luís Leal) e “A intervenção social de D. António Ferreira Gomes no contexto do pensamento portuense” (Arnaldo Cardoso de Pinho).

“O amor feito ajuda material: A esmola nos Padres da Igreja” (Alexandre Freire Duarte) e “Ação sócio-caritativa e vulnerabilidades futuras” (D. Manuel Linda) constituem as conferências do último dia, antes da celebração da missa.

“Destinadas à comunidade académica, mas também a todos aqueles que buscam as razões da sua fé, as jornadas de Teologia são ainda uma iniciativa fundamental de formação permanente do clero da Diocese do Porto”, lê-se na nota.

LFS

Partilhar:
Share