Estratégias de comunicação nas Dioceses

A imprensa escrita, a Internet e a rádio são os principais meios utilizados pela Igreja para transmitir a informação oriunda das pessoas e organismos que a compõem, desde o Bispo até às paróquias, passando pelos seus vários departamentos.

Nem todas as dioceses possuem gabinete de imprensa, mas aquelas que ainda não dispõem desta estrutura projectam criá-la proximamente.

A Agência ECCLESIA contactou os responsáveis pelas comunicações sociais de algumas dioceses, procurando saber os meios utilizados para fazer circular a informação, não apenas dentro das estruturas da Igreja, mas também para a imprensa regional e nacional.

Estratégia de comunicação da diocese de Beja passa também pela acção do Bispo
Bispo de Beja distinguiu duas vertentes na difusão da comunicação, começando pelo seu próprio ministério. Neste âmbito, D. António Vitalino referiu as suas cartas, visitas pastorais, deslocações, assembleias, reuniões e o Dia da Diocese. O segundo aspecto da estratégia comunicacional passa pela Internet – através do site e do YouTube – e pelo jornal diocesano «Notícias de Beja», embora a imprensa escrita tenha pouca receptividade na região.

Em termos de futuro, a diocese pretende investir na comunicação digital, colocar em rede todos os organismos e modernizar a página da Internet, tentando igualmente que ela seja actualizada diariamente.

A maioria das paróquias utiliza a Internet, mas D. António Vitalino admite que muitas são apenas consumidoras passivas, ou seja, consultam a informação mas não produzem conteúdos.

Guarda: Site será renovado proximamente
Além da página na Internet, a diocese da Guarda criou um blogue e distribui uma «newsletter» pelos media regionais.

O Pe. Francisco Barbeira anunciou que, dentro de algumas semanas, o site terá um novo rosto. Em Outubro, será realizada uma acção de formação sobre a temática religiosa e eclesial, dirigida aos jornalistas da região.

Uma das apostas da diocese a curto prazo consiste em alargar a divulgação dos documentos do Bispo, D. Manuel Felício. Neste sentido, as mensagens de Natal, Quaresma e do Dia Mundial das Comunicações Sociais serão disponibilizadas em áudio e vídeo, além da tradicional apresentação em papel.

Por outro lado, pretende-se que a diocese passe a estar presente nas rádios locais, através de programas semanais ou quinzenais, com cerca de 15 minutos de duração.

O Gabinete de Imprensa, que conta com a colaboração de quatro pessoas, “existe no papel”, embora, de acordo com o Pe. Francisco Barbeira, não esteja a “funcionar devidamente”, dado que o Bispo nem sempre encaminha os jornalistas para esse departamento.

Plano Pastoral de Leiria-Fátima dedica este ano à comunicação social
A diocese de Leiria-Fátima conta com um site renovado o ano passado, bem como com dois jornais – “O Mensageiro” e “A Voz do Domingo”.

O actual plano pastoral, que se estende por um período de seis anos, prevê que 2009/10 seja dedicado aos meios de comunicação social da diocese. Neste sentido, procurar-se-á que a informação veiculada pela Igreja chegue a mais pessoas.

O Pe. Rui Acácio anunciou igualmente que se procurará rentabilizar os recursos humanos das redacções da imprensa escrita, o que poderá passar pela fusão dos dois jornais.

Actualmente a diocese não possui um Gabinete de Imprensa, embora esse seja um “sonho” que, por agora, não pode ser concretizado.

Viseu: Experiência do Gabinete de Imprensa é muito positiva
Após a renovação da página na Internet, a principal preocupação da diocese de Viseu tem sido a de a tornar um veículo credível de informação, referiu o Pe. Manuel Fernandes.

O Gabinete de Imprensa, criado há meio ano, é composto por um delegado do Jornal da Beira (diocesano) e por especialistas nas áreas da rádio, Internet e meios de comunicação escritos. O departamento assegura igualmente a actualização do site.

A presença da Igreja de Viseu nos media estende-se à rádio, através da produção de um programa semanal.

Braga com um Diário
Em Braga, a Igreja está presente nos meios de comunicação através da Internet, da imprensa escrita («Diário do Minho» e «Acção Católica», órgão oficial da arquidiocese) e de um programa semanal na rádio, referiu o Pe. Juvenal Dinis.

Há também um Gabinete de Imprensa a funcionar em permanência, bem como um estúdio regional da Rádio Renascença.

Debate nas Jornadas, em Fátima

Os projectos em curso e os que estão planeados, tanto os que foram apresentados pela Agência ECCLESIA como outros que existem em diferentes estruturas eclesiais, estarão em debate nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais. No primeiro dia, o trabalho desenvolvido pelos Gabinetes de Imprensa das dioceses de Lisboa e do Porto, pelo Santuário de Fátima e pelo Opus Dei será apresentado pelos seus responsáveis, informando sobre diferentes missões que dependem destes Gabinetes.

Estas Jornadas realizam-se no Seminário do Verbo Divino, a 10 e 11 de Setembro. O Pe. Fedirico Lombardi, Director da Sala de Imprensa da Santa Sé faz a conferência inaugural, dia 10, às 14h30. Antes o mesmo sacerdote disponibiliza-se para um diálogo com os jornalistas portugueses, às 11h30, no mesmo local.

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