Momentos de oração e convívio marcaram encontro em Fátima
Fátima, Santarém, 07 jul 2014 (Ecclesia) – A Família Espiritana realizou a 34ª Peregrinação anual a Fátima com o lema “Missão com Alegria e Comunhão” e vários momentos de convívio, reflexão e oração, este sábado e domingo.
“Lia-se no rosto a felicidade de quem participou na Peregrinação e a vontade de regressar às terras de origem com garra reforçada para testemunhar a Alegria do Evangelho”, revela o padre António Neves, provincial da congregação dos Espiritanos, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
O encontro anual começou com um Campeonato Nacional Jovens Sem Fronteiras (JSF) de Futsal, no centro de Estudos de Fátima, com mais de cem jovens que depois reuniram-se num encontro das “Missões de Verão”.
Os JSF realizam quatro Semanas Missionárias em Portugal e na experiência de missão «ad gentes», este ano partem para a Guiné.
Do programa evidencia-se ainda, no sábado, depois da saudação a Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, a eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade com espaço para testemunhos missionários de padres que estão a viver na América do Sul, em concreto no Paraguai, Brasil e México e ainda um testemunho de Moçambique.
D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda, presidiu à celebração de domingo e realçou “a dimensão missionária de uma Igreja em saída, sempre em comunhão”, explica a nota recebida.
A 34ª Peregrinação a Fátima da Família Espiritana encerrou com uma “Sessão Missionária”, no auditório do Centro Paulo VI, com canções, coreografias, teatros e folclore onde todos “mostraram em palco a alegria da Missão”, escreve o padre António Neves.
CB/OC